Questões Legislação da Educação Lei 8069 10639 9394
A educação quilombola é uma demanda social e cultural que se insere nas políticas pú...
Responda: A educação quilombola é uma demanda social e cultural que se insere nas políticas públicas brasileiras pelo direito à diferença, seguida do movimento de reconhecimento de grupos que foram excluí...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A questão trata das Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais, conforme a Resolução SEE/MG nº 3.658/2017, que orienta a oferta da Educação Básica para as comunidades quilombolas.
A afirmativa I está correta porque a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e, segundo a legislação, é direito das crianças quilombolas, com oferta obrigatória pelo poder público municipal para crianças de 4 e 5 anos. Isso está alinhado com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), que prevê a obrigatoriedade da oferta da Educação Infantil para essas idades.
A afirmativa III também está correta, pois a Educação Escolar Quilombola deve abranger todas as etapas e modalidades da Educação Básica, respeitando as competências definidas na legislação vigente, garantindo assim o direito à educação em todas as fases para essas comunidades.
Já a afirmativa II está incorreta porque a matrícula e frequência das crianças de 0 a 5 anos não são apenas uma opção dos familiares, mas um direito garantido, e a oferta é obrigatória para as crianças de 4 e 5 anos, conforme a legislação.
A afirmativa IV, apesar de parecer adequada, não é uma imposição legal expressa, mas uma recomendação para garantir o direito à permanência na escola próxima, o que não configura uma regra rígida nas diretrizes.
A afirmativa V, embora valorize aspectos importantes como o respeito à diversidade e a articulação com a comunidade, não está explicitamente prevista como uma diretriz formal nas etapas e modalidades da Educação Básica quilombola segundo a resolução citada.
Portanto, apenas as afirmativas I e III explicam corretamente o que compete às etapas e modalidades da Educação Quilombola no contexto da Educação Básica, justificando o gabarito oficial e a resposta mais marcada, que é a alternativa a).
A questão trata das Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais, conforme a Resolução SEE/MG nº 3.658/2017, que orienta a oferta da Educação Básica para as comunidades quilombolas.
A afirmativa I está correta porque a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e, segundo a legislação, é direito das crianças quilombolas, com oferta obrigatória pelo poder público municipal para crianças de 4 e 5 anos. Isso está alinhado com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), que prevê a obrigatoriedade da oferta da Educação Infantil para essas idades.
A afirmativa III também está correta, pois a Educação Escolar Quilombola deve abranger todas as etapas e modalidades da Educação Básica, respeitando as competências definidas na legislação vigente, garantindo assim o direito à educação em todas as fases para essas comunidades.
Já a afirmativa II está incorreta porque a matrícula e frequência das crianças de 0 a 5 anos não são apenas uma opção dos familiares, mas um direito garantido, e a oferta é obrigatória para as crianças de 4 e 5 anos, conforme a legislação.
A afirmativa IV, apesar de parecer adequada, não é uma imposição legal expressa, mas uma recomendação para garantir o direito à permanência na escola próxima, o que não configura uma regra rígida nas diretrizes.
A afirmativa V, embora valorize aspectos importantes como o respeito à diversidade e a articulação com a comunidade, não está explicitamente prevista como uma diretriz formal nas etapas e modalidades da Educação Básica quilombola segundo a resolução citada.
Portanto, apenas as afirmativas I e III explicam corretamente o que compete às etapas e modalidades da Educação Quilombola no contexto da Educação Básica, justificando o gabarito oficial e a resposta mais marcada, que é a alternativa a).
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