Questões Legislação da Educação Lei 8069 10639 9394

A educação quilombola é uma demanda social e cultural que se insere nas políticas pú...

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1Q861138 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

A educação quilombola é uma demanda social e cultural que se insere nas políticas públicas brasileiras pelo direito à diferença, seguida do movimento de reconhecimento de grupos que foram excluídos ao longo da história e de suas lutas por igualdade na diferença, como no caso das populações negras brasileiras e das comunidades indígenas. Há séculos que os atores diretos de tais mobilizações, os quilombolas, lutam contra a negação de suas tradições, seus discursos e seus saberes presentes em seus territórios.

Assim, sobre as etapas e modalidades da Educação Básica, conforme a Resolução da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – (SEE/MG) nº 3.658, de 24 de novembro de 2017 que institui as “Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais”, analise as afirmativas a seguir:

I. A Educação Infantil se constitui como a primeira etapa da Educação Básica, na qual se privilegiam práticas de cuidar e educar, é um direito das crianças dos povos quilombolas, de oferta obrigatória pelo poder público municipal para crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade.

II. A decisão pela matrícula e frequência das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade é uma opção dos familiares quilombolas, a partir de suas referências culturais e de suas demandas.

III. A Educação Escolar Quilombola no âmbito da Educação Básica deve compreender todas as etapas e modalidades de ensino de oferta, segundo as competências definidas nos termos da legislação vigente.

IV. A oferta da Educação Infantil Quilombola deverá garantir à criança o direito de permanecer, prioritariamente, na escola mais próxima do seu espaço comunitário de referência, evitando o seu deslocamento para outras localidades.

V. O Ensino Fundamental, direito humano, social, público, objetivo, aliado à ação educativa da família e da comunidade, deve articular-se, no contexto da Educação Escolar Quilombola, com os conhecimentos institucionais, com o direito à identidade étnico-racial, e com a dinâmica própria de organização de cada comunidade quilombola, tendo o respeito à diversidade como valor fundamental.

Explicam o que compete às etapas e modalidade da Educação Quilombola no contexto da Educação Básica, apenas as afirmativas:

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💬 Comentários

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Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A questão trata das Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais, conforme a Resolução SEE/MG nº 3.658/2017, que orienta a oferta da Educação Básica para as comunidades quilombolas.

A afirmativa I está correta porque a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e, segundo a legislação, é direito das crianças quilombolas, com oferta obrigatória pelo poder público municipal para crianças de 4 e 5 anos. Isso está alinhado com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), que prevê a obrigatoriedade da oferta da Educação Infantil para essas idades.

A afirmativa III também está correta, pois a Educação Escolar Quilombola deve abranger todas as etapas e modalidades da Educação Básica, respeitando as competências definidas na legislação vigente, garantindo assim o direito à educação em todas as fases para essas comunidades.

Já a afirmativa II está incorreta porque a matrícula e frequência das crianças de 0 a 5 anos não são apenas uma opção dos familiares, mas um direito garantido, e a oferta é obrigatória para as crianças de 4 e 5 anos, conforme a legislação.

A afirmativa IV, apesar de parecer adequada, não é uma imposição legal expressa, mas uma recomendação para garantir o direito à permanência na escola próxima, o que não configura uma regra rígida nas diretrizes.

A afirmativa V, embora valorize aspectos importantes como o respeito à diversidade e a articulação com a comunidade, não está explicitamente prevista como uma diretriz formal nas etapas e modalidades da Educação Básica quilombola segundo a resolução citada.

Portanto, apenas as afirmativas I e III explicam corretamente o que compete às etapas e modalidades da Educação Quilombola no contexto da Educação Básica, justificando o gabarito oficial e a resposta mais marcada, que é a alternativa a).
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