Considerando a prevenção do Leite Instável Não Ácido (LINA) em bovinos de leite, são práticas consideradas corretas para a diminuição da incidência desse problema no rebanho, EXCETO:
a) Fazer o planejamento nutricional do rebanho, fornecendo uma dieta equilibrada que atenda às necessidades nutricionais das vacas leiteiras para produção de leite de qualidade.
b) Utilizar o controle leiteiro para monitorar a produção de cada vaca e separar lotes com alimentação diferenciada, garantindo a adequação das necessidades nutricionais de animais mais produtivos e menos produtivos.
c) Em casos de lactação prolongada (acima de 305 dias), recomenda-se ajustar a dieta para maximizar a produção, pois a secagem das vacas pode ser flexibilizada com base na produção de leite e condição corporal.
d) Fornecer sombra e água de qualidade aos animais durante as estações quentes para garantir conforto térmico e prevenir o estresse calórico, que pode resultar em LINA.
e) Procurar assistência técnica para a formulação da dieta adequada, considerando as variáveis como produção de leite, teor de gordura, estágio de lactação, e qualidade dos alimentos.