Leia o texto a seguir.
Invertemos o jogo, começando pela formulação de perguntas,
para as quais juntos buscaremos as respostas. O tratamento da
língua materna tem esse objetivo maior entre seus falantes:
provocar a indagação, desenvolver o espírito crítico que se
espera de cidadãos de uma democracia.
CASTILHO, A. T. de; ELIAS, V. M. Pequena gramática do português brasileiro .
São Paulo: Contexto, 2012. [Adaptado].
Com base na leitura do texto, infere-se que o ensino da
língua deve promover, sobretudo, o espírito crítico entre os
alunos, em vez de apenas oferecer respostas prontas ou
regras fixas, como ocorre no processo tradicional. Nesse
sentido, na escola, o ensino de gramática deve
✂️ a) preservar a natureza bilateral, formando alunos capazes
de lidar com as questões presentes no livro didático. ✂️ b) ser pautado pela formação do pensamento crítico,
preparando os alunos para agirem como cidadãos
conscientes. ✂️ c) conscientizar os alunos do espírito crítico, orientando-os
a serem sujeitos que esperam por respostas corretas. ✂️ d) direcionar os alunos para a norma culta, visando à
formação de indivíduos capazes de formularem
perguntas objetivas.