Uma professora de História, ao abordar temas relacionados à escravidão no Brasil, percebe que alguns alunos negros evitam participar das discussões e outros demonstram desconforto ao discutir questões étnico-raciais. Para garantir uma abordagem pedagógica inclusiva e respeitosa, fundamentada nas diretrizes da Lei nº 10.639/2003 e em reflexões sobre a relação entre professor e aluno, é correto afirmar que:
✂️ a) O desconforto dos alunos negros pode ser minimizado por meio da criação de um ambiente de respeito mútuo, onde o protagonismo das culturas africanas e afro-brasileiras seja valorizado, promovendo a autoestima e a identidade. ✂️ b) O papel do professor, nesses casos, é manter-se neutro e evitar posicionamentos sobre questões étnico-raciais, assegurando que o conteúdo seja transmitido de forma técnica e impessoal. ✂️ c) A abordagem de temas étnico-raciais na sala de aula deve ser feita apenas se for identificada demanda específica da comunidade escolar, pois o tema pode não ser relevante para todos os contextos educacionais. ✂️ d) A professora deve evitar discussões sobre temas étnico-raciais, priorizando conteúdos históricos mais amplos e de menor potencial para gerar conflitos ou desconforto na turma.