Em relação às teorias de ensino e aprendizagem da
Língua Portuguesa, o construtivismo e a abordagem
sociointeracionista têm sido amplamente discutidos.
Ao planejar uma aula de Língua Portuguesa para
alunos do Ensino Fundamental, considerando essas
teorias, um professor pode:
✂️ a) Utilizar atividades que estimulem a interação dos
alunos com textos e com os colegas, considerando a
aprendizagem como um processo ativo, no qual os
alunos constroem significados por meio da
comunicação e da reflexão crítica. ✂️ b) Priorizar o desenvolvimento de atividades de
escrita de forma isolada, sem levar em conta o
contexto social e cultural em que os alunos estão
inseridos, garantindo que o foco esteja exclusivamente
nas regras gramaticais. ✂️ c) Organizar atividades em que os alunos sejam
apenas receptores de informações, ou seja, a
aprendizagem acontece de forma passiva, sem
necessidade de interação com o conteúdo ou com os
colegas. ✂️ d) Apresentar a língua como algo fechado, que não
pode ser modificado pelos falantes, incentivando a
memorização de regras gramaticais rígidas, sem
considerar as variações linguísticas presentes no
cotidiano dos alunos. ✂️ e) Rejeitar o uso de tecnologias na sala de aula, pois
elas podem distrair os alunos e afastá-los do processo
de aprendizagem centrado apenas no livro didático e
no quadro negro.