A história do ensino de língua inglesa no Brasil passou
por diversas transformações ao longo do tempo,
influenciada por diferentes metodologias e abordagens.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que não
corresponde a uma característica de uma abordagem ou
metodologia amplamente utilizada no ensino de língua
inglesa no Brasil:
✂️ a) A Metodologia de Ensino por Tarefas, incorporada ao
longo dos últimos anos, utiliza atividades reais e
tarefas que estimulam a produção de linguagem com
significado, priorizando o uso autêntico do inglês em
situações do cotidiano. ✂️ b) O Método Audiolingual, adotado em algumas escolas
brasileiras nas décadas de 1960 e 1970, utiliza a
repetição mecânica e memorização de padrões
gramaticais para o ensino de inglês, com foco
principal na fala e na escuta. ✂️ c) A Abordagem Comunicativa, que se consolidou nas
décadas de 1980 e 1990, busca desenvolver a
competência comunicativa dos estudantes,
priorizando a interação e a fluência em situações de
uso real da língua. ✂️ d) A Abordagem Lexical, uma das mais tradicionais no
Brasil, enfatiza o ensino da gramática e do
vocabulário como blocos isolados, sem conexão com
contextos reais de uso da língua, focando
principalmente na tradução.