A relação entre desenvolvimento e aprendizagem é, sem dúvida, uma questão teórica central nos estudos de natureza psicológica e
Vygotsky não se esquivou desta análise. Ao contrário, ele sistematizou de forma clara e objetiva sua proposta quanto a esta problemática. Ressaltando a importância e as implicações teórico-práticas da combinação desses dois processos, ele lembrou que os problemas
encontrados na análise psicológica do ensino não podem ser corretamente enfrentados e resolvidos sem que se refira à aprendizagem
e desenvolvimento. Na sua opinião, essa relação ainda não havia sido suficientemente discutida, permanecendo obscura por estar
baseada em pressupostos vagos, possuir falhas quanto à avaliação crítica desses postulados e apresentar zonas de ambiguidade e contradição. Vygotsky explicou esta relação:
✂️ a) Adotando uma perspectiva similar a piagetiana, sustentando que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos separados
e sequenciais, com o primeiro precedendo necessariamente o segundo. ✂️ b) Seguindo a perspectiva gestaltista, que destaca a importância da percepção global e das configurações holísticas, compartilhando a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal e a ideia de que a aprendizagem precede ao desenvolvimento. ✂️ c) Refletindo a abordagem de Erikson , que, como de Vygotsky , superestimou o impacto da cultura e da linguagem no desenvolvimento cognitivo, considerando esses fatores como secundários em relação a outros aspectos do processo de aprendizagem. ✂️ d) Pautado em princípios interacionistas, mas não superestimou, como Piaget , as funções do sujeito no processo de construção do
conhecimento, uma vez que Vygotsky ressaltou a unidade dialética entre os dois polos, preservando, no entanto, a identidade de
cada um.