Leia o caso a seguir.
D.J. é professor de matemática em uma escola de ensino
fundamental na qual leciona para turmas de quinto e sexto ano.
Ele acaba de aplicar uma prova que é a segunda e última prova
do trimestre, fechando o ciclo avaliativo trimestral por ele
elaborado, composto por duas avaliações no valor de dez
pontos cada uma. Na correção das provas, o professor D.J. age
e raciocina do seguinte modo: ele realiza uma primeira leitura
das provas e observa o desempenho do conjunto da turma, em
seguida, identifica os alunos com os melhores desempenhos.
Depois, com base nesses referidos desempenhos, ele avalia
comparativamente alunos e atribui notas para cada um deles.
O caso descreve uma situação própria do trabalho docente
na escola e que envolve concepções e critérios de avaliação
da aprendizagem. Com base no que foi descrito, o professor
D.J. realiza uma avaliação do tipo
✂️ a) emancipatória, pois os processos e procedimentos
descritos evidenciam que se trata de uma avaliação que
favorece a autoconsciência dos alunos sobre seu
desempenho escolar. ✂️ b) critério-referenciada, pois cada aluno tem seu
desempenho comparado às expectativas de
aprendizagem fixadas para o conteúdo de ensino avaliado. ✂️ c) construtivista, pois os critérios de avaliação são ajustados
e elaborados junto com os próprios sujeitos concernidos. ✂️ d) normativa, pois classifica e hierarquiza os alunos com base
numa norma de referência que ignora a singularidade de
cada um.