A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária
articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva
sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo,
novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões em
uma atitude ativa na construção de conhecimentos (BNCC, 2018, s/p). Em relações ao contexto dos anos iniciais na educação
básica, a BNCC prevê que, EXCETO:
a) haja, também, maior afirmação da identidade do aluno diante do coletivo, da convivência dentro e fora da escola e o respeito
e convívio com as diferenças.
b) seja desenvolvida uma maior autonomia nos movimentos, na ampliação das múltiplas linguagens, bem como no uso social
da escrita e da matemática.
c) o aluno amplie o conhecimento de si mesmo e do mundo, na interação com as tecnologias, com a natureza e com o mundo
social, formando sujeitos críticos e criativos.
d) as crianças tenham uma organização rígida com um ambiente escolar formal e que as levem a se organizar e disciplinar seu
comportamento para adequá-lo à sociedade.