Conforme a BNCC e o Currículo de Pernambuco, o professor deve
retomar as vivências cotidianas das crianças com números, formas
e espaço, além das experiências desenvolvidas na educação
infantil, para poder iniciar uma sistematização dessas noções nos
anos iniciais, principalmente nos 1º e 2º anos, período do
letramento matemático. Analise as afirmações a respeito do
ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
apresentadas a seguir.
I. Nessa etapa da escolaridade, a Matemática adquire um
aspecto mais informal e apresenta como referência o espaço
social da criança. Por isso, é fundamental que o professor
resgate esse espaço para favorecer a construção de conceitos
e procedimentos próprios da Matemática escolar.
II. O apoio em recursos didáticos também pode ser necessário
nessa etapa, tais como material dourado, ábaco, escala
Cuisenaire, malhas quadriculadas e softwares de geometria
dinâmica, geoplano, tangran, entre outros.
III. Nessa etapa de escolaridade, é importante que os conceitos
matemáticos sejam construídos como respostas a problemas
e que sejam priorizados problemas que pertençam ao universo
sociocultural do estudante.
São aspectos fundamentais para o letramento matemático nos
Anos Iniciais,
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.