Como um autêntico estruturalista, Piaget acreditava ter desvendado as formas, ou seja, a essência dos mecanismos pelos
quais o pensamento se desenvolve. Essas formas universais estariam muito além de possíveis variações contextuais. Ao
discutir a relação entre o tempo e o desenvolvimento intelectual, Piaget fez algumas observações que podem contribuir para
elucidar sua posição em relação ao papel do social nesse processo. Ele distinguiu alguns aspectos do desenvolvimento
mental; analise-os.
I. O aspecto psicossocial, que compreende tudo o que a criança recebe do ambiente exterior, ou seja, o que ela aprende por
meio da transmissão familiar, escolar e educativa em geral.
II. O fator psicológico (espontâneo), isto é, ao desenvolvimento da inteligência propriamente dita, às formas que a criança
elabora por si mesma.
III. A mediatização entre o social e o psicológico que se dá na atividade prática, por meios de instrumentos de trabalho e
principalmente na internalização da linguagem. Com isso, conseguiu mostrar como a natureza social das pessoas torna-se,
igualmente, sua natureza psicológica. IV. O desenvolvimento mental é completamente independente de qualquer influência social ou cultural, sendo determinado
exclusivamente por fatores genéticos.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) III e IV, apenas. ✂️ d) I, II e IV, apenas.