O Ensino Fundamental, com nove anos de duração,
é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo
estudantes entre 6 e 14 anos de idade. Nessa faixa etária,
crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças
relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais,
emocionais, entre outros, o que impõe desafios à elaboração
de currículos para essa etapa de escolarização.
Sobre essa etapa de escolarização, a Base Nacional
Comum Curricular normatiza que
✂️ a) as duas fases do Ensino Fundamental, Anos Iniciais
e Anos Finais, devem ser consideradas como fases
separadas e independentes devido às diferentes
complexidades curriculares nelas envolvidas. ✂️ b) na primeira fase do Ensino Fundamental,
as situações lúdicas de aprendizagem devem ser
progressivamente diminuídas para melhor demarcar
seu distanciamento com as experiências vivenciadas
na Educação Infantil. ✂️ c) nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental,
a ação pedagógica deve ter como foco
a alfabetização, a fim de garantir amplas
oportunidades para que os alunos se apropriem do
sistema de escrita alfabética. ✂️ d) ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental,
as práticas escolares devem priorizar os aspectos
comportamentais visando à manutenção da
disciplina e da concentração necessárias à
apropriação das diferentes lógicas de organização
dos conhecimentos relacionados às áreas.