Segundo a Base Nacional Comum Curricular, as práticas
corporais são aquelas realizadas fora das obrigações
laborais, domésticas, higiênicas e religiosas, nas quais os
sujeitos se envolvem em função de propósitos específicos,
sem caráter instrumental. Cada prática corporal propicia ao
sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de
experiências aos quais ele não teria de outro modo.
Portanto, a BNCC classifica a Educação Física na área de
conhecimento de
✂️ a) Linguagens, resguardadas as singularidades
de cada um dos seus componentes, conforme
reafirmado nas Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Fundamental de Nove Anos
(Resolução CNE/CEB nº 7/2010). ✂️ b) Ciências da Natureza, relacionada aos seres
humanos, suas características e necessidades,
e a vida como fenômeno natural e social,
os elementos essenciais à sua manutenção e à
compreensão dos processos de preparação física
(Resolução CNE/CEB nº 2/2014). ✂️ c) Ciências Humanas, pautada no raciocínio
espaço-temporal para que o ser humano
compreenda, interprete e avalie os significados
das ações realizadas no passado ou no presente
(Resolução CNE/CEB nº 15/2016). ✂️ d) Motricidade, interpretando as sensações
inconscientes do ser humano em movimentos
involuntários e espontâneos no espaço-tempo, com
competição esportiva e desenvolvimento de técnicas
de movimentos (Resolução CNE/CEB nº 18/2020).