A prática de análise linguística, ancorada em fatos
reais da língua, na sua funcionalidade, tendo em vista o
propósito de interlocução, se baseia nos seguintes
passos: I. A análise linguística partirá não do texto “bem
escritinho”, do bom autor selecionado pelo
“fazedor de livros didáticos”. Ao contrário, o
ensino gramatical somente tem sentido se for para
auxiliar o aluno e por isso partirá do texto do
aluno.
II. A preparação das aulas de prática de análise
linguística será a própria leitura dos textos
produzidos pelos alunos nas aulas de produção de
textos.
III. Para cada aula de prática de análise linguística, o
professor deverá selecionar apenas um problema;
de nada adianta querermos enfrentar todos os
problemas que podem acontecer num texto
produzido por nosso aluno.
IV. Fundamentalmente, a prática de análise
linguística deve se caracterizar pela retomada do
texto produzido na aula de produção (segunda-feira, no horário proposta) para reescrevê-lo no
aspecto tomado como tema na aula de análise.
V. O material necessário para as aulas de prática de
análise linguística: os Cadernos de Redações dos
alunos; um caderno para anotações; dicionários e
gramáticas.
Estão CORRETAS:
✂️ a) I, II, III, IV, apenas. ✂️ b) I, III, IV, V, apenas. ✂️ c) I, II, IV, V, apenas. ✂️ d) II, III, IV, V, apenas. ✂️ e) I, II, III, IV, V.