Questões Matemática Conceitos de Funções Funções do 1 grau

Sabendo que o terremoto que atingiu o México em setembro de 2017 teve magnitude 8,2, as...

Responda: Sabendo que o terremoto que atingiu o México em setembro de 2017 teve magnitude 8,2, assinale a alternativa que representa a melhor aproximação para a energia liberada por esse terremoto, em Erg .


Q931662 | Matemática, Conceitos de Funções Funções do 1 grau, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Leia o texto abaixo, sobre terremotos. 
Magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do terremoto. Ela está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos. Para cobrir todos os tamanhos de terremotos, desde os microtremores de magnitudes negativas até os grandes terremotos com magnitudes superiores a 8.0, foi idealizada uma escala logarítmica, sem limites. No entanto, a própria natureza impõe um limite superior a esta escala, já que ela está condicionada ao próprio limite de resistência das rochas da crosta terrestre. Magnitude e energia podem ser relacionadas pela fórmula descrita por Gutenberg e Richter em 1935: log(E) = 11,8 + 1,5 M onde: E = energia liberada em Erg ; M = magnitude do terremoto. Disponível em:. Acesso em: 20 set. 2017. 
Sabendo que o terremoto que atingiu o México em setembro de 2017 teve magnitude 8,2, assinale a alternativa que representa a melhor aproximação para a energia liberada por esse terremoto, em Erg .

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A magnitude de um terremoto é uma medida que reflete a quantidade de energia liberada durante o evento. A escala usada para medir essa magnitude é a Escala Richter, que é logarítmica. Isso significa que um aumento de 1 ponto na escala corresponde a um terremoto aproximadamente 31,6 vezes mais forte em termos de energia liberada.

Para calcular a energia liberada por um terremoto, podemos usar a fórmula aproximada E = 10^(4,8 + 1,5M), onde M é a magnitude do terremoto. Substituindo M = 8,2 na fórmula, temos E = 10^(4,8 + 1,5*8,2) = 10^(4,8 + 12,3) = 10^17,1 ergs. Este valor é uma aproximação e pode variar dependendo de outros fatores geológicos, mas a alternativa que melhor se aproxima desse cálculo é a alternativa d) 10^24 ergs.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.