Woodstock surpreendeu porque esperava reunir bem
menos pessoas. Foram vendidos cerca de 180 mil ingressos,
mas, diante do intenso fluxo de pessoas chegando à fazenda
onde o evento estava acontecendo, os organizadores
decidiram torná-lo gratuito. A multidão fez sua própria
música, compartilhou comida, convivendo por três dias com
sujeira, lama e falta de estrutura. Woodstock foi pensado
como um evento lucrativo. Era a irresistível comunhão
entre pop rock e a indústria cultural. Mas a multidão,
em sua criatividade e ilusões, fez parecer que 1969 era
o ano zero de uma nova civilização. Transformado em
filme, o festival recuperou facilmente os lucros perdidos
com a derrubada das cercas. A indústria cultural não deixou
de vencer e absorver, pouco a pouco, a criatividade juvenil
expressa na música pop rock do final dos anos 1970.
MARIUZZO, P. Woodstock. 40 anos do festival que marcou a música
e as gerações. Ciência e Cultura, n. 4, 2009 (adaptado).
O caráter contraditório mencionado no texto relaciona-se ao(à)
✂️ a) cerceamento do livre pensamento. ✂️ b) academicismo das linhas melódicas. ✂️ c) determinismo dos padrões estéticos. ✂️ d) mercantilização das artes questionadoras. ✂️ e) espetacularização dos veículos midiáticos.