Questões Pedagogia Alfabetização e Letramento
A alfabetização e o letramento são conceitos interrelacionados que têm implicações sign...
Responda: A alfabetização e o letramento são conceitos interrelacionados que têm implicações significativas no desenvolvimento da fluência e compreensão leitora das crianças. Esses processos são essenciais p...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A assertiva I está correta, pois diferencia adequadamente os conceitos de alfabetização e letramento. A alfabetização foca na decodificação das palavras, reconhecendo letras e sons, enquanto o letramento expande essa habilidade para a compreensão, interpretação e produção de textos de forma crítica e contextualizada.
A assertiva II está incorreta, pois sugere que a fluência leitora é mais importante que a compreensão leitora e que ocorre de forma automática, independentemente da compreensão. Na verdade, a fluência leitora deve estar associada à capacidade de compreender o texto, não sendo um processo meramente automático.
A assertiva III está correta ao afirmar que o letramento só começa após a alfabetização completa, embora essa afirmação possa ser um pouco restritiva. Em muitos contextos educacionais, o letramento e a alfabetização são desenvolvidos de forma integrada, mas a assertiva não está tecnicamente incorreta ao enfatizar a necessidade de um domínio básico da leitura e escrita antes de avançar para habilidades mais complexas.
A assertiva IV está incorreta, pois afirma que a compreensão leitora é secundária à fluência leitora e que a fluência, por si só, garante a compreensão. Na verdade, a fluência leitora é importante, mas deve estar sempre associada à compreensão do texto, que é o objetivo final da leitura.
A assertiva I está correta, pois diferencia adequadamente os conceitos de alfabetização e letramento. A alfabetização foca na decodificação das palavras, reconhecendo letras e sons, enquanto o letramento expande essa habilidade para a compreensão, interpretação e produção de textos de forma crítica e contextualizada.
A assertiva II está incorreta, pois sugere que a fluência leitora é mais importante que a compreensão leitora e que ocorre de forma automática, independentemente da compreensão. Na verdade, a fluência leitora deve estar associada à capacidade de compreender o texto, não sendo um processo meramente automático.
A assertiva III está correta ao afirmar que o letramento só começa após a alfabetização completa, embora essa afirmação possa ser um pouco restritiva. Em muitos contextos educacionais, o letramento e a alfabetização são desenvolvidos de forma integrada, mas a assertiva não está tecnicamente incorreta ao enfatizar a necessidade de um domínio básico da leitura e escrita antes de avançar para habilidades mais complexas.
A assertiva IV está incorreta, pois afirma que a compreensão leitora é secundária à fluência leitora e que a fluência, por si só, garante a compreensão. Na verdade, a fluência leitora é importante, mas deve estar sempre associada à compreensão do texto, que é o objetivo final da leitura.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários