A atividade lúdica na Educação Infantil não é apenas uma forma de entretenimento, mas
um elemento central para o desenvolvimento integral da criança. Lev Vygotsky, em sua
obra A formação social da mente (1934), destaca o papel fundamental do brincar como
espaço de desenvolvimento simbólico e de aprendizagem social, sendo mediado pelas
interações com os outros. Com base na teoria de Vygotsky sobre o brincar e seu papel na
Educação Infantil, analise as assertivas:
I - O brincar permite que a criança atue na zona de desenvolvimento proximal, exercitando
papéis sociais e comportamentos que ainda não domina completamente, mas que
consegue realizar com apoio.
II - Para Vygotsky, o brincar é uma atividade espontânea que não contribui
significativamente para o desenvolvimento cognitivo ou social da criança.
III - Segundo Vygotsky, o jogo simbólico e de faz-de-conta é essencial para o
desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da autorregulação da criança.
IV - Na perspectiva vygotskiana, o brincar deve ser substituído por atividades escolares
formais, com foco no ensino direto de conteúdos para garantir avanços no
desenvolvimento infantil.
V - Vygotsky defende que a criança aprende principalmente por repetição e imitação
mecânica, sendo o brincar uma atividade secundária no processo de aprendizagem.
Quais assertivas expressam o papel fundamental do brincar para Vygotsky? Assinale a
alternativa correta:
a) Apenas I e III.
b) Apenas II e IV.
c) Apenas I, III e V.
d) Apenas II, III e IV.
e) Apenas I, II e III.