Durante um curso de formação continuada para professores da rede pública, discutiu-se a urgência de modificar práticas
pedagógicas centradas na exposição oral e na reprodução de conteúdos. Um dos formadores, ao apresentar os princípios das
metodologias ativas de ensino, destacou que elas estão ancoradas em teorias como o socioconstrutivismo de Vygotsky e a
aprendizagem significativa de Ausubel, ressaltando a importância da mediação docente e da valorização do conhecimento prévio
do aluno na construção coletiva do saber. Desse modo, assinale a alternativa que contenha as principais funções da metodologia
ativa de ensino, à luz dos princípios da aprendizagem significativa e da teoria socioconstrutivista.
✂️ a) Reforçar a centralidade do professor como transmissor de conteúdos sistematizados, garantindo o controle da sequência
didática e a padronização dos resultados esperados. ✂️ b) Promover o protagonismo do estudante no processo de construção do conhecimento, mediante resolução de problemas,
aprendizagem colaborativa e contextualização, ampliando a autonomia intelectual e a criticidade. ✂️ c) Garantir que os alunos memorizem conteúdos fundamentais por meio da repetição sistemática, valorizando a rigidez dos
conteúdos curriculares previstos e as avaliações somativas. ✂️ d) Consolidar o ensino por meio da adoção de práticas instrucionistas, cuja eficácia depende da exposição sequencial de conteúdos
e da observância rigorosa de tempos pedagógicos. ✂️ e) Manter o foco nas explicações expositivas e na utilização do livro didático como eixo principal do planejamento, com vistas a
assegurar a homogeneidade do ensino.