Para Iavelberg (2017), Elliot Eisner afirma que é necessário ao aluno assimilar conteúdos conceituais e técnicos, para que possa transformar seu mundo de ideias,
símbolos e da imaginação em formas artísticas. Segundo
a autora, o pensamento de Eisner, no campo do ensino
artístico, tem como importante característica
✂️ a) o exercício artístico em ateliê como base das relações entre as pessoas e a arte, considerando que
outras possíveis derivações, tais como apreciar
obras, visitar museus, indentificá-las e compreender
seus contextos de produção, são um desdobramento
opcional. ✂️ b) a afirmação de que o desenvolvimento perceptivo,
psicológico e artístico das pessoas é natural, não
necessitando de informações condutoras para seu
aprimoramento por parte dos professores de arte. ✂️ c) a compreensão de que as teorias voltadas para o
ensino da arte deveriam ser fundamentadas na discriminação da linguagem visual e de seus elementos
básicos que, regida por normas, teriam como resultado a universalidade da linguagem. ✂️ d) o entendimento de que as questões técnicas, na
produção artística, são determinantes que propiciam
elaborações cada vez mais sofisticadas por parte
dos estudantes, ganhando um status de finalidade
em si mesma. ✂️ e) a associação do processo criativo dos artistas ao dos
alunos, que, ao fazerem arte, como o artista, investigam, têm algo a dizer e a expressar, ao tornarem
público algo do âmbito privado e singular, por intermédio de sua arte.