O município de Florianópolis elaborou um documento denominado de Matriz Curricular para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica. E, nesse documento (ROMÃO, 2014) afirma que a Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER traz no seu bojo um conjunto de interações e políticas educacionais que, em suas dimensões (histórica, institucional, filosófica, cultural, antropológica, sociopolítica e pedagógica) atuam com:
a) o formato de disciplina complementar e optativa na matriz curricular das escolas, com o objetivo de reeducar o bom convívio dos sujeitos sociais e valorizar a cultura afro-brasileira.
b) a intencionalidade de reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base africana que se inserem na constituição da identidade brasileira.
c) formação através de uma disciplina de história trabalhando o contexto das relações étnico-raciais brasileiras, evidenciando a luta dos povos tradicionais e conteúdos de base africana.
d) formação cidadã no contexto racial brasileiro, para através da educação, em sala de aula, compreender o processo de formação, categorização e interrelação entre brancos e negros.
e) a objetividade ressignificar a luta dos povos afro-brasileiros e sua desvalorização histórica, para acirrar a luta intensa entre a diversidade cultural brasileira através da educação.