O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de
Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da
Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das
populações de origem africana.
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da
Educação Escolar Quilombola se constitui em:
a) prática pedagógica pautada na realidade, a partir dos
seus aspectos culturais e históricos, como a história de
luta e resistência, e a relação com a terra, tão
representativas nas comunidades remanescentes de
quilombos.
b) prática pedagógica pautada na teoria, a partir dos seus
aspectos culturais e históricos, como a história de luta e
resistência, sem a relação com a terra, não sendo tão
representativas nas comunidades remanescentes de
quilombos.
c) prática pedagógica pautada na ilusão, sem aspectos
culturais e históricos, como a história de luta e
resistência, e a relação com a terra, não sendo tão
representativas nas comunidades remanescentes de
quilombos.
d) prática pedagógica pautada na realidade, sem partir
dos seus aspectos culturais e históricos, como a história
de luta e resistência, e sem a relação com a terra, tão
representativas nas comunidades remanescentes de
quilombos.
e) prática pedagógica pautada na ficção, a partir dos seus
aspectos culturais e históricos, sem enfatizar a história
de luta e resistência, e a relação com a terra, pouco
representativas nas comunidades remanescentes de
quilombos.