Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, fundador do “Teatro
do Oprimido,” acreditava que os três instrumentos da arte
(palavra, som, imagem), poderiam ser agentes de
opressão, objetos de ação e de libertação.
Assinale a alternativa correta sobre uma atividade cênica
tendo o Teatro do Oprimido, como estratégia, em sala de
aula.
a) Desafiar os alunos a improvisarem cenas usando uma
emoção específica como guia, trabalhando a expressão
emocional e a empatia.
b) Propor atividades para que os alunos construam
personagens, explorando aspectos como voz, postura e
história pessoal e dessa forma improvisam cenas
usando uma emoção específica como guia e criam uma
ação dramática.
c) Realizar atividades que desenvolvam a concentração e
a escuta, como jogos de espelho ou de ritmo,
fundamentais para o trabalho em grupo desafiando a
improvisação.
d) Desafiar o aluno e propor jogos de improvisação para
estimular a criatividade, a espontaneidade e o trabalho
em equipe, como cenas improvisadas com temas
sorteados na hora.
e) Transformar o espectador, utilizando o recurso da
quarta parede, em um participante ativo e
transformador da ação dramática apresentada, de
modo que ele passe a protagonizar e modificar o
desenrolar da narrativa.