MJ•
Uma treliça plana estável e externamente isostática, com um apoio do 1° gênero e outro do 2° gênero, tem 16 nós e 29 barras. Podese afirmar que essa treliça
Uma treliça plana estável e externamente isostática, com um apoio do 1° gênero e outro do 2° gênero, tem 16 nós e 29 barras. Podese afirmar que essa treliça
Se uma barra de aço, com coeficiente de dilatação térmica ? = 1,2 x 10-5/°C, Módulo de Elasticidade de 200 GPa e extremidades fixas, sofrer acréscimo de temperatura de 50 °C, então a barra ficará submetida a uma tensão de compressão, em MPa, de
A madeira é, juntamente com o aço e o cimento, um dos materiais mais utilizados na construção civil e pode ser empregada em diversas etapas, desde as fundações até os acabamentos, às estruturas ou como material auxiliar. As propriedades da madeira não incluem
Uma haste cilíndrica maciça está submetida a um momento de torção pura. Pode-se afirmar que, no regime elástico:
O método dos deslocamentos, ou método da rigidez, é um dos principais métodos da mecânica estrutural. A respeito desse método, assinale a opção correta.
As informações abaixo podem ser obtidas nas análises de um elemento estrutural com base na "Teoria da Elasticidade". Assinale a alternativa que apresenta somente as informações corretas:
I – estado de tensão;
II – momento fletor;
III – distorção;
IV - estado de deformação;
V – momento de inércia.
Uma viga biapoiada está submetida a um carregamento simétrico composto por duas cargas concentradas verticais de igual intensidade P e mesma direção. O momento fletor máximo nesta viga vale PL/8, onde L é o vão da viga. A distância entre estas cargas é
A agressividade do meio ambiente está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto. Nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental pode ser avaliada, simplificadamente, segundo as condições de exposição da estrutura ou de suas partes. De acordo com a ABNT NBR 6118:2003 que trata do projeto de estruturas de concreto – procedimento, quanto as classes de agressividade ambiental é correto afirmar.
Sobre o dimensionamento de peças de concreto armado submetidas à flexão, considere as seguintes afirmações:
I. No domínio 2 a seção resistente é composta pelo aço tracionado e pelo concreto comprimido.
II. No domínio 3 o estado limite último é caracterizado pelo encurtamento de 3,5‰ do concreto.
III. As peças que chegam ao estado limite último no domínio 3 são chamadas subarmadas, ou normalmente armadas na fronteira entre os domínios 3 e 4.
IV. No domínio 1 a ruptura é frágil, sem aviso, pois o concreto se rompe sem que a armadura atinja sua deformação de escoamento.
Está correto o que se afirma APENAS em
O dimensionamento estático de uma viga de aço sujeita à flexão é realizado com base na tensão atuante na fibra mais afastada da linha neutra da viga, na seção mais solicitada por flexão. O módulo de resistência à flexão necessário nessa seção é
Uma viga metálica biapoiada, com 6 m de comprimento, possui seção retangular de 12 cm de largura e 40 cm de altura. A carga uniformemente distribuída, em kN/m, que provoca, nesta viga, uma tensão normal máxima igual a 36 MPa é igual a
A propriedade do material de se deformar permanentemente sob ação de cargas de tração sem apresentar fissuras ou trincas e se alongar assumindo o formato de fio, tem a denominação de:
As peças de madeira utilizadas nas construções apresentam uma série de defeitos que prejudicam a resistência, o aspecto ou a durabilidade. Os defeitos podem provir da constituição, do tronco ou do processo de preparação das peças. Marque (V) verdadeiro ou (F) falso e escolha entre as alternativas apresentadas a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Nós: são imperfeições da madeira, nos pontos dos troncos onde existiram os galhos;
( ) Gretas ou fendas: são aberturas nas extremidade das peças, produzidas pela secagem mais rápida da superfície; ficam situadas em planos longitudinais radiais;
( ) Fendas: são separações entre os anéis anuais, provocadas por ação de intempéries ou secagem inadequada;
( ) Abaulamento: é o encurvamento na direção longitudinal, isto é, do comprimento da peça;
( ) Arqueadura: é o encurvamento na direção da largura da peça.
Em relação à torção de um tubo, analise as afirmativas.
I. Fluxo de cisalhamento é o produto entre a espessura do tubo e a tensão de cisalhamento média.
II. A maior tensão de cisalhamento média na seção transversal ocorre no local onde a espessura do tubo é maior.
III. O fluxo de cisalhamento e a tensão de cisalhamento média agem tangencialmente à parede do tubo em todos os pontos e em uma direção tal que contribuem para o torque resultante.
Assinale a alternativa correta.
O valor da carga P que, aplicada no ponto central de uma viga biapoiada, provoca nesse ponto um deslocamento igual ao provocado por uma carga q uniformemente distribuída em todo o vão da viga é:
Um estudante de Engenharia concluiu corretamente que em um trecho de viga onde o diagrama de esforços cortantes é linear,
Suas atualizações recentes
Nenhuma notificação.