Um técnico de suporte é designado para fazer a crimpagem de um cabo par trançado. Para isso, ele deve
As redes locais, também conhecidas como LANs, são redes privadas contidas, por exemplo, em um prédio ou um campus universitário que tem alguns quilômetros de extensão. Elas são amplamente utilizadas para conectar computadores pes-soais e estações de trabalho em escritórios e instalações in-dustriais, permitindo compartilhamento de recursos e a troca de informações. As redes locais têm características que a di-ferenciam das demais:

Um cabo que usa segmentos máximos de 100 m e usa a notação 10Base-T é o

Considere que, após a elaboração de um processo de contratação de um serviço de cabeamento estruturado, a empresa que executou a obra instalou uma infra-estrutura de categoria 6. Nessa situação, assinale a opção correta.

Com relação a redes de longa distância, assinale a opção correta.

O cabeamento em par trançado de cobre é a base da infraestrutura das redes internas nas edificações. Esses cabos são categorizados e caracterizados em normas específicas. Cabos de categoria 6, por exemplo, têm banda passante de até:

Com base na NBR 14565 – procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada, enumere a sequência básica para a elaboração de um projeto de cabeamento estruturado.

( ) Detalhes construtivos.

( ) Projeto de cabeamento interno secundário (rede interna secundária).

( ) Projeto de cabeamento interno primário (rede interna primária).

( ) Simbologia, notas e identificação do cabeamento.

( ) Projeto de cabeamento de interligação.

A sequência está correta em

Um Técnico está instalando o cabeamento horizontal da empresa onde trabalha, utilizando cabos UTP de 4 pares constituídos por fios sólidos com bitola de 24 AWG e impedância nominal de 100 ohms. Ele está instalando o cabo do ponto de conexão mecânica no armário de telecomunicações até o ponto de telecomunicações na área de trabalho, que deve ter distância máxima de até

Acerca de noções de rede de dados, topologia de redes, redes LAN/WAN, modelo OSI, configuração de rede de dados e funcionamento de cabeamento estruturado (norma EIA/TIA n.º 568), julgue os itens que se seguem.

O conceito de sistema de cabeamento estruturado é embasado na disposição de uma rede de cabos, com integração de serviços de dados e voz. Pode, portanto, ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de cabeamento, para prover um caminho de transmissão entre pontos distintos da rede. Um sistema de cabeamento estruturado padrão EIA/TIA 568A é formado por seis subsistemas, incluindo-se o Entrada do Edifício, o Sala de Equipamentos e o Saída do Edifício.

Acerca do uso de fibras ópticas como meio físico de transmissão em redes, assinale a opção correta.

Acerca de redes de computadores, julgue os itens de 87 a 104. A fibras ópticas são basicamente de dois tipos: SM (monomodo) ou MM (multimodo). As do primeiro tipo devem ser utilizadas preferencialmente em ambientes fechados (indoor), como o interior de edificações, enquanto as do segundo tipo restringem?se à aplicação em ambientes de rua ou campo (outdoor).

Dado um laboratório de informática que contenha 10 computadores (grupo A) com IPs de 172.16.0.0/16 até 172.16.0.9/16 e outros 10 computadores (grupo B) com IPs de 172.16.16.0/16 a 172.16.16.9/16, e supondo que todos os computadores necessitam comunicar-se entre si, é correto afirmar:

Para a interligação dos dispositivos em uma rede de comunicação, deverá ser utilizado um cabo UTP (unshielded twisted pair) com blindagem de isolamento, com capacidade de tráfego de dados de até 10 Gb e que permita o menor índice possível de interferências.

Nesse caso, será correto utilizar o cabo UTP categoria

Meio de transmissão no qual a interferência surge porque um sinal elétrico, que viaja através do condutor, age como uma estação de rádio em miniatura, emitindo um pouco de energia eletromagnética, que pode viajar através do ar. Trata-se

Com relação a conceitos e tecnologias de Internet, julgue os seguintes itens.

O equipamento denominado hub, quando devidamente configurado e utilizado, permite que uma única conexão ADSL com a Internet seja compartilhada entre computadores pertencentes a uma rede local.

A Central PABX foi desenvolvida para atender os clientes que necessitam de comunicação entre ramais. Ao receber uma ligação e o usuário desejar transferir a ligação a outro ramal, que operação é necessário fazer?
Com relação aos fundamentos de comunicação de dados e aos meios físicos utilizados em redes de computadores, julgue os itens de 86 a 90. No cabo de par trançado, os dois fios do par têm as mesmas funções, ou seja, tanto um quanto o outro são destinados ao suporte de transporte dos sinais entre transmissor e receptor, não atuando, nesse caso, como referência ou terra do sinal como ocorre nos demais meios físicos.
Página 1