Um motorista de ônibus fez um percurso em 3 dias, viajando 6 horas por dia com a velocidade média de 70 km/h. Se quiser repetir o percurso em 2 dias, viajando 7 horas por dia, a velocidade média deverá ser de
Rui percorreu, correndo, os primeiros quilômetros de uma prova de rua a uma velocidade constante de 12 km/h.
Em seguida, sem que ele parasse, percorreu caminhando os quilômetros finais da prova com uma velocidade, também constante, igual a 8 km/h.
Se ele gastou um tempo de 30 minutos para completar toda extensão da prova, então a diferença entre o tempo que ele gastou caminhando e o tempo que ele gastou correndo, nessa ordem, em minutos, é igual a
Um fio de cobre apresenta resistência elétrica de 2,0 ? e comprimento de 4,0 m. Sabendo que a resistividade elétrica do cobre é de 1,7 x 10-8 ?m, calcule a área da secçáo transversal do fio, em m2, e assinale a opção correta.
Em um teleférico turístico, bondinhos saem de estações ao nível do mar e do topo de uma montanha. A travessia dura 1,5 minuto e ambos os bondinhos se deslocam à mesma velocidade. Quarenta segundos após o bondinho A partir da estação ao nível do mar, ele cruza com o bondinho B, que havia saído do topo da montanha.
Quantos segundos após a partida do bondinho B partiu o bondinho A?