Questões de Concursos
selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.
A versão final do projeto de lei que regulamenta o ensino domiciliar no Brasil deve ser votada em plenário na Câmara dos Deputados até junho. No texto, há a exigência de que pelo menos um dos responsáveis legais pelo aluno tenha diploma de ensino superior. Além disso, os alunos que forem educados em casa devem estar associados a uma escola regular, que fará o monitoramento da aprendizagem. Segundo o projeto, as avaliações periódicas serão bimestrais (para educação infantil) ou anuais (para ensino fundamental ou médio).
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/05/17/projeto-de-educacao-domiciliar-exige-que-um-dos-responsaveis-pelo-aluno-tenha-diploma-de-ensino-superior.ghtml
Qual o nome dado para esse ensino domiciliar?
( ) O Fundeb é um fundo exclusivamente federal. ( ) O Fundeb está em vigor desde os anos 90. ( ) A emenda eleva a participação da União no Fundo, de forma gradual.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
A versão final do projeto de lei que regulamenta o ensino domiciliar no Brasil deve ser votada em plenário na Câmara dos Deputados até junho. No texto, há a exigência de que pelo menos um dos responsáveis legais pelo aluno tenha diploma de ensino superior. Além disso, os alunos que forem educados em casa devem estar associados a uma escola regular, que fará o monitoramento da aprendizagem. Segundo o projeto, as avaliações periódicas serão bimestrais (para educação infantil) ou anuais (para ensino fundamental ou médio).
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/05/17/projeto-de-educacao-domiciliar- exige-que-um-dos-responsaveis-pelo-aluno-tenha-diploma-de-ensino-superior.ghtml
Qual o nome dado para esse ensino domiciliar?
As ciências humanas e sociais no Ensino Médio devem estimular as percepções dos alunos acerca de temas que extrapolem o conteúdo formal, tradicionalmente estudado; assim, a valorização das epistemologias indígenas, negras, interculturais e queer, das lutas sociais, entre outras, deve estar presente em sala de aula.
FGV•
As afirmativas a seguir indicam corretamente potenciais riscos gerados pela exposição dos estudantes ao ambiente digital, à exceção de uma. Assinale-a.
De acordo com notícia veiculada em junho de 2016, no portal G1, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
_____________ e outros alimentos de baixo teor nutritivo estão na mira de mais de uma dezena de projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados. Enquanto deputados ainda buscam uma lei de abrangência nacional, as gigantes – Coca-Cola, Ambev e PepsiCo – do setor firmaram acordo para mudar a política de venda desse produto em escolas. Além disso, legislações estaduais e municipais já disciplinam o que é consumido nas cantinas em algumas regiões do país.
As aulas de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio deverão estimular a ação pessoal e coletiva dos alunos, de forma autônoma e responsável, no combate às desigualdades étnico-raciais e de gênero e às diferentes formas de preconceito e discriminação.
FGV•
O Novo Ensino Médio, implementado em 2017, trouxe uma série de mudanças e gerou diferentes reações na sociedade brasileira.
Em 2024, ele foi reestruturado pela Política Nacional do Ensino Médio.
A seguir, avalie os posicionamentos a respeito do atual formato do Ensino Médio e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) É apoiado pelos que avaliam positivamente a personalização curricular, uma vez que os alunos das carreiras técnicas, como engenharia ou medicina, podem substituir parte da grade curricular por itinerários formativos profissionalizante.
( ) É criticado por reduzir o número de disciplinas obrigatórias nos três anos de Ensino Médio e, consequentemente, diminuir a carga horária destinada à formação geral básica para 1.800 horas anuais.
( ) É considerado benéfico por permitir que os alunos escolham itinerários formativos alinhados com seus interesses e vocações e, assim, usufruam de uma aprendizagem mais conectada com o mercado de trabalho e com o mundo contemporâneo.
As afirmativas são, respectivamente
Essa situação, que durou cerca de 4 meses, foi provocada
O matemático Artur Avila, 35, que hoje divide as funções de diretor de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris, e no Instituto Nacional de Ma- temática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, é o novo ganhador da Medalha Fields. O anúncio foi feito pela União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), que concede a condecoração. É um reconhecimento equivalente ao Prêmio Nobel da matemática.
(agenciabrasil.ebc.com.br. Adaptado)
A premiação em questão apresenta caráter inédito, que se dá em razão de
(http://g1.globo.com/bomdiabrasil/noticia/2013. Adaptado)
O governo francês insistiu que continuará com suas operações militares até que a totalidade do território esteja livre. (...) Esse respaldo incluirá uma via econômica com a recuperação da ajuda ao desenvolvimento suspensa em resposta ao golpe de Estado do ano passado.
(Noticias.terra.com.br, 05.02.2013. Adaptado)
Os textos referemse ao conflito no/na