Em uma atividade de Educação Psicomotora, o professor organiza um circuito com obstáculos, incluindo saltos, rampas e jogos de equilíbrio. Ele orienta os alunos a realizarem os movimentos de forma coordenada, incentivando a interação entre os colegas e a superação dos desafios. Qual é o principal objetivo pedagógico dessa prática?
Sobre o papel da ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial, dadas as afirmativas,

I. A ludicidade é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois propicia o aprendizado de forma prazerosa e significativa, conforme defendido por Piaget, que destaca a importância do jogo no desenvolvimento cognitivo e social.
II. Segundo Vygotsky, a ludicidade permite a mediação do professor, facilitando o desenvolvimento de funções cognitivas superiores, como a resolução de problemas e a construção de significados, além de promover a socialização e a cooperação entre os alunos.
III. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel também reconhece o papel das atividades lúdicas, pois elas favorecem a assimilação de novos conteúdos, ao permitir que o aluno faça conexões entre o conhecimento preexistente e o novo, facilitando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

verifica-se que está/ão correta/s
Um professor alfabetizador que atua em uma turma com alunos com e sem deficiência planeja atividades diversificadas para desenvolver a leitura e a escrita. Para um aluno com deficiência intelectual, ele utiliza materiais concretos, como letras móveis e jogos de associação, e promove momentos de interação com os colegas.
Qual prática pedagógica descrita está mais alinhada com os princípios da alfabetização inclusiva?
Considerando-se os aspectos relacionados ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Especial, dadas as afirmativas,

I. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Especial deve ser abordado de forma separada, já que os processos cognitivos envolvidos são distintos entre as duas linguagens.
II. A personalização do ensino na alfabetização de alunos com deficiências é crucial, pois ela deve levar em conta as especificidades de cada aluno para garantir seu progresso.
III. Estratégias de ensino de leitura e de escrita para alunos com deficiências devem ser amplamente padronizadas, com o objetivo de garantir que todos os alunos adquiram as mesmas habilidades, independentemente de suas condições.

verifica-se que está/ão correta/s