Questões de Concursos

selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.

Leia o seguinte trecho:

“A utilização pós-natal de pré/pró/simbióticos na prevenção primária de doenças alérgicas vem demonstrando certo impacto favorável apenas no desenvolvimento de ______”.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

O tônus esfincteriano é o principal mecanismo envolvido na continência anal. Assinale a alternativa que apresenta o principal responsável pela manutenção do tônus esfincteriano.
Assinale a alternativa que contém a artéria que NÃO compõe a vascularização do couro cabeludo.

A incontinência fecal é a perda involuntária de fezes ou gases pelo ânus. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

A colonoscopia completa avalia toda a mucosa do íleo terminal, cólon e reto, sendo possível o diagnóstico e tratamento de lesões, como ressecção de pólipos intestinais. Sobre a síndrome pós-polipectomia, assinale a alternativa incorreta.

As lesões traumáticas colorretais tiveram seu tratamento refinado com os algoritmos atuais, com redução na mortalidade. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

Em pacientes recebendo terapia antimicrobiana parenteral ambulatorial (OPAT), é correto dizer que:

São fatores fortemente associados a maior risco de morte em pacientes com leishmaniose visceral não soropositivos para o HIV:

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta relacionada ao controle da motilidade colônica.

Ao longo dos anos, houve um aumento na utilização do segmento anorretal para o prazer erótico, com consequente aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis (DST) na região. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) A utilização da designação infecções sexualmente transmissíveis (IST) é utilizada como sinônimo de DST. Porém a primeira é um termo mais correto, pois as infecções podem ocorrer sem sintomas ou desenvolvimento de doença.

( ) Testes universais para IST são recomendados para rastreio de pacientes assintomáticos de alto risco.

( )São considerados pacientes de alto risco para contrair IST: comportamento sexual de risco, coito anal sem proteção, frequentar redes sexuais de risco (como swingers), presença atual de IST ulcerativa, soropositividade para vírus da imunodeficiência humana (HIV).

( ) Testes de amplificação de ácido nucléico (NAAT) são utilizados para detecção de gonorreia e clamídia. Tendo feito o diagnóstico, o tratamento do paciente e do parceiro é recomendado, sendo orientada abstinência sexual no período.

( ) Linfogranuloma venéreo é causado pelos sorotipos específicos de Chlamydia trachomatis: L1, L2, L3.

( ) Sífilis é causada pelo protozoário espiroqueta Treponema pallidum, que manifesta-se na fase primária como cancro genital solitário não hipersensível.

Assinale a alternativa que representa a resposta correta de cima para baixo:

Em Homeopatia, a Síndrome Mínima de Valor Máximo (SMVM) é um conceito importante. Sobre esse conceito e sua utilização, assinale a alternativa correta.

Sobre as vacinas contra zoster, assinale a alternativa incorreta.

Quanto à estabilidade da marcha, em um ciclo normal, é correto afirmar:

A síndrome LTP (proteína transportadora de lipídeos) é comum em pacientes do Mediterrâneo. Sobre esta condição, quanto à reatividade cruzada clinicamente relevante, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que apresenta a evolução histórica da filosofia homeopática, no contexto do pensamento médico.

Sobre os antimicrobianos com ação contar o Staphylococcus aureus resistente à meticilina, assinale a alternativa incorreta.

Os concentrados de hemácias com camada leucoplaquetária removida são concentrados de hemácias que devem ser preparados por um método que, por meio da remoção da camada leucoplaquetária, reduza o número de leucócitos no componente final. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Sobre as vacinas contra dengue, assinale a alternativa correta.

Para utilização em medicina nuclear os radionuclídeos são comumente produzidos em reatores nucleares, aceleradores de partículas ou geradores de radionuclídeos. Sobre o modo de produção dos radionuclídeos, assinale a alternativa correta.

Página 1