“Em 1540 a.C. o filósofo grego Xenófanes encontrou conchas marinhas nos cumes de montanhas e pensou que elas poderiam ter estado no fundo do mar em algum momento, sendo posteriormente soerguidas. Ele tinha razão: forças do interior da Terra movimentam a crosta terrestre, criam novos relevos ou modificam sua estrutura e fisionomia [...].” (Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p.313). Essas novas formas de relevo criadas são constantemente modificadas sob a ação da água e do ar, por exemplo. Assim, sobre a dinâmica do relevo terrestre e a atuação dos agentes internos e externos do relevo, pode-se afirmar que

I- a presença da Dorsal Mesoatlântica, grande cadeia de montanhas submersa no Oceano Atlântico, ajuda a explicar a pouca probabilidade de ocorrerem tsunamis na costa brasileira, uma vez que esta é fruto não da colisão, mas do afastamento entre placas tectônicas.

II- no terremoto ocorrido no Japão, em 2011, a porção nordeste do País foi a mais atingida, por ser a mais próxima ao epicentro do maremoto, isto é, por estar mais próxima ao local da superfície onde se manifestou o maremoto.

III- os movimentos orogenéticos, ao atingirem as rochas com maior plasticidade, da crosta terrestre, são os responsáveis, por exemplo, pela formação de grandes dobramentos modernos, como os Alpes e os Andes.

IV- a formação de grandes deltas como o do rio Nilo e a formação de grandes planícies aluviais, favoráveis à atividade agrícola, como a do rio Ganges, estão associadas, principalmente, à erosão pluvial.

V- a presença de solos pedregosos nas regiões desérticas está relacionada, principalmente, à ação predominante do intemperismo químico nas rochas dessa região.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

A Antártida é um continente que representa uma questão da geopolítica internacional. Em seus 14 milhões de quilômetros quadrados estão localizadas importantes reservas de cobre, urânio e carvão natural, sem contar que dispõe de 90% da água doce do Planeta em suas geleiras. Uma resolução geopolítica sobre esse continente foi estabelecida pelo Tratado:
No que se refere às queimadas, é INCORRETO afirmar:
Considerando uma região da superfície da Terra que se queira mapear e que possua muitos acidentes de 20 m de extensão, a menor escala que se deve adotar para que esses acidentes tenham representação, considerando o erro prático (0,2 mm ou 1/5 mm) será:
A Terra é conhecida como um “radiador” de corpo frio que emite energia em comprimentos de onda longos de sua superfície e atmosfera em direção ao espaço. No entanto, parte dessa radiação em ondas longas é absorvida por dióxido de carbono, vapor d’agua, metano, óxido nitroso, entre outros, e posteriormente é emitida de volta para a Terra. Esse processo é denominado de Efeito:

O ciclo hidrológico representa o caminho que a água percorre ao longo da hidrosfera e suas interações com outras esferas, como a atmosfera, a litosfera e a biosfera. Esse ciclo pode ser analisado como um movimento contínuo de água ou como um sistema. Com relação à abordagem sistêmica na compreensão do ciclo hidrológico, julgue os itens a seguir.

Em um ciclo hidrológico sistêmico local, considera-se saída, além da evaporação e da evapotranspiração, o escoamento de água que passa pela foz da bacia.

O ciclo da água movimenta grandes quantidades de água nos oceanos, continentes e na atmosfera, sendo responsável por diversos processos físicos e biológicos no planeta.

Considerando o ciclo da água, analise as afirmações abaixo.

I. Levando-se em conta o tempo geológico, o ciclo da água pode ser de curto e de logo prazo. O ciclo de longo prazo envolve os processos ligados à dinâmica externa da Terra.
II. A precipitação meteórica está relacionada à entrada de água na Terra através da queda de meteoros e meteoritos ricos em água.
III. A água juvenil pode ser formada sob a forma de vapor em erupções vulcânicas.

Está correto o que se afirma somente em
Dobras são ondulações que podem ocorrer tanto em rochas ígneas e metamórficas quanto em rochas sedimentares, podendo ser convexas ou côncavas. Considerando esses elementos da geologia estrutural e seus aspectos, numere a coluna II de acordo com a I.

COLUNA I                                   

1. Atectônicas                           
2. Tectônicas                           
3. Sinclinais                              
4. Anticlinais

 COLUNA II

( ) Dobras relacionadas com a dinâmica interna do planeta.
( ) Dobras relacionadas com a dinâmica externa do planeta.
( ) Dobras com convexidade para baixo, quando conhecidas suas relações estratigráficas, ou seja, rochas mais novas encontram-se no seu núcleo.
( ) Dobras com convexidade para cima, quando conhecidas suas relações estratigráficas, ou seja, rochas mais antigas encontram-se no seu núcleo. 

A sequência correta, de cima para baixo, é
Entendemos por domínio morfoclimático e fitogeográfico um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial onde haja um esquema coerente de feições do relevo, tipos de solo, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas. Entre o corpo espacial nuclear de um domínio e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos, existe sempre um interespaço de contato, que afeta de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e, até certo ponto, as próprias feições de detalhe do relevo regional.
A. Ab’Saber. Domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (com adaptações).
Considerando o texto apresentado, assinale a opção que apresenta um exemplo de interespaço de contato em território brasileiro.
Os colhedores de flores do Brasil tornaram-se Patrimônio Agrícola Mundial. O registro, criado em 2002, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), distingue lugares onde a produção tradicional trabalha em prol da segurança alimentar das comunidades, respeitando a biodiversidade e a vida selvagem. A FAO reconheceu, em 12/3/2020, o sistema de colheita de flores "sempre-vivas", como "um engenhoso sistema de patrimônio agrícola mundial". Esta foi a primeira vez que a agência das Nações Unidas distinguiu o Brasil. Já houve reconhecimento de registro de patrimônio agrícola mundial em 22 países. Isso posto, o reconhecido sistema de colheita de flores "sempre-vivas" está em:
Intemperismo é o processo geral pelo qual as rochas são decompostas e destruídas na superfície terrestre. O Intemperismo

Considerada como a unidade de estudo e gestão de recursos hídricos, a bacia hidrográfica abrange uma área de drenagem delimitada. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Quanto menor for o valor do fator de forma (Kf), que representa a relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial, menor será a tendência de ocorrerem enchentes.

Julgue os itens a seguir, relativos a precipitação.

Os dados do pluviógrafo são registrados em uma fita de papel em modelo apropriado, simultaneamente, à quantidade e à duração da precipitação.

Leia texto a seguir:

“[…] o clima é quente com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia na vida de animais e vegetais. A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Amazônia. Entretanto, estudos recentes revelam um alto número de espécies endêmicas, isto é, espécies que só ocorrem naquela região. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos, com aspecto seco e esbranquiçado por quase todo ano.”
(Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2, acessado em outubro de 2020)

Este trecho acima se refere ao bioma:
Durante a evolução dos ciclos orogênicos no Brasil surgiram as principais unidades de relevo, sendo resultado do último grande evento, Ciclo Brasiliano (450 - 700 Ma), as faixas de dobramentos (Brasília, Paraguai, Araguaia, Sergipana, etc.) bordejando os principais crátons (São Francisco, Amazônico, São Luís, etc.). Esse embasamento fez surgir extensivamente três grandes escudos (Guianas, Brasil Central e Atlântico), separados por coberturas fanerozoicas. Indique a alternativa que apresenta as principais unidades de relevo das regiões interiores no Brasil:

Considerada como a unidade de estudo e gestão de recursos hídricos, a bacia hidrográfica abrange uma área de drenagem delimitada. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Para se determinar o grau de ramificação de uma bacia, deve-se avaliar a ordem da bacia. Considera-se rio de primeira ordem os cursos d’água que ainda não receberam afluentes.

Sobre o solo, é INCORRETO afirmar que:
As camadas da atmosfera representam as divisões da atmosfera terrestre em níveis com características particulares. A divisão mais comum baseia-se na variação da temperatura de acordo com a altitude, mas há outras maneiras de dividir e classificar as camadas, como por meio do critério relacionado com a composição do ar. A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Sobre as camadas da atmosfera, assinale a alternativa CORRETA:

A análise dos dados de vazão facilita a compreensão das características de escoamento da bacia hidrográfica e a solução de problemas específicos. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Os projetos de obras hidráulicas exigem a manipulação e apresentação gráfica dos dados de vazão. Os valores das vazões médias diárias ou mensais são apresentados sob a forma de pluviogramas, pluviogramas médios, curvas de permanência e curvas de massa, evidenciando, em cada caso, aspectos distintos do regime do curso de água.

Página 1