Assinale a alternativa que apresenta o exame equivalente em sensibilidade que substitui o PPD como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose:

Assinale a alternativa que apresenta o exame equivalente em sensibilidade que substitui o PPD como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose:

No que se refere à sífilis adquirida, a fase secundária tem como lesões patognomônicas:

I – Aneurismas vasculares e demência.

II – Formação de nódulos e gomas.

III – Roséolas das regiões palmar e plantar.

Mulher de 46 anos de idade relata que iniciou nódulos cutâneos de distribuição simétrica, placas elevadas na face comprometendo lábios, com queda parcial das sobrancelhas e cílios. Levando-se em conta os dados acima, pode-se dizer que a suspeita clínica inicial é:

Mulher de 46 anos de idade relata que iniciou nódulos cutâneos de distribuição simétrica, placas elevadas na face comprometendo lábios, com queda parcial das sobrancelhas e cílios. Levando-se em conta os dados acima, pode-se dizer que a suspeita clínica inicial é:

Pedro, 3 anos, apresenta eliminação frequente de fezes líquidas e amolecidas, com mais de três evacuações por dia, há dois dias. Além disso, os pais relatam que ele está com náuseas, vômitos e febre baixa, também queixando-se de dor abdominal. Considerando que a diarreia aguda pode ter causas infecciosas ou não infecciosas e que, particularmente em crianças menores de 5 anos, a prevalência das causas infecciosas é maior, qual das alternativas apresenta os principais agentes causadores de diarreia aguda infecciosa?
Em relação ao diagnóstico de tuberculose latente em crianças, assinale a alternativa correta:

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre meningoencefalites virais.

I. Meningite viral, também denominada meningite asséptica, pode ser definida como uma doença febril com sinais e sintomas de irritação meníngea, sem outros sinais de comprometimento neurológico, sem que sejam encontradas bactérias no líquor.

II. No caso do envolvimento do parênquima cerebral – encefalites – são observados, além da febre, alteração do estado mental, convulsões e déficits neurológicos focais.

III. Os principais agentes etiológicos envolvidos nas meningoencefalites virais são os enterovírus. Esse grupo é composto por um grande número de vírus, sendo 9 tipos de poliovírus, 38 tipos de vírus Echo, 32 tipos do vírus Coxsackie A, 6 do Coxsackie B e 5 outros enterovírus.

Maria, 6 anos, apresenta tosse persistente há 3 semanas, que vem piorando progressivamente. A mãe relata que, nas últimas semanas, Maria também perdeu o apetite, emagreceu e está com febre baixa que costuma se intensificar no final da tarde. Ela já foi tratada para pneumonia, mas a tosse não melhorou. No exame clínico, a ausculta pulmonar está variável, com alguns sons de ronco e estertores. Considerando o quadro clínico apresentado, qual é a suspeita diagnóstica mais provável?
A tuberculose é uma doença de alta relevância epidemiológica e de transmissão respiratória. Considerando os mecanismos de transmissão e infecção, assinale a alternativa correta:
Qual é o mecanismo principal da fisiopatogenia da varíola dos macacos (Monkeypox)?
Em um paciente recém-diagnosticado com infecção pelo HIV-1, a genotipagem do vírus revela uma cepa com tropismo para o correceptor CCR5 (R5). Considerando a fisiopatologia da infecção pelo HIV-1 e o papel do CCR5 na entrada viral, qual das seguintes afirmações é a mais precisa em relação ao prognóstico e às opções terapêuticas para esse paciente?
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve. Assinale a alternativa correta sobre a forma de transmissão dessa doença:
Qual é o principal exame utilizado para confirmar o diagnóstico sorológico da infecção por HIV após um teste rápido positivo?
Um paciente HIV positivo com contagem de CD4 abaixo de 200 células/mm³ apresenta pneumonia por Pneumocystis jirovecii. Qual é o tratamento de primeira linha recomendado para essa infecção?
A bactéria Salmonella, pertencente à família das Enterobacteriaceae, é conhecida por causar intoxicações alimentares, sendo que em casos raros pode provocar infecções graves e até levar à morte. Existem duas espécies dessa bactéria responsáveis por doenças em seres humanos.

Assinale a alternativa correta sobre as espécies da Salmonella:
O vírus da imunodeficiência humana também conhecido por HIV pertence à família dos retrovírus que tem a sua informação genética codificada em ácido ribonucleico (RNA).

Assinale a alternativa correta sobre os tipos de HIV:
O tratamento com antirretrovirais (ARV) é uma estratégia essencial no manejo da infecção pelo HIV. Sobre os efeitos e a importância desse tratamento, assinale a alternativa correta.
Em um paciente com infecção crônica pelo HIV-1 e carga viral indetectável em terapia antirretroviral combinada (TARV), qual dos seguintes cenários clínicos representaria um desafio diagnóstico e terapêutico, exigindo uma investigação aprofundada e possível ajuste do tratamento antirretroviral?
Página 1