Analise:
I. No cerne da certificação digital está o certificado digital, um documento eletrônico que contém informações que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação.
II. Depois de emitido, um certificado digital não pode ser revogado, mesmo que a chave privada tenha sido comprometida.
III. Um exemplo comum do uso de certificados digitais é o serviço bancário provido via Internet.
IV. A AC (Autoridade Certificadora) é o principal componente de uma infraestrutura de chaves públicas e é responsável pela emissão dos certificados digitais.
São corretas as afirmações:
A criação de um certificado digital é baseada na tecnologia de:
Um certificado de chave pública (certificado digital) é um conjunto de dados à prova de falsificação e que atesta a associação de uma chave pública a um usuário final. Essa associação é garantida pela Autoridade Certificadora (AC) que emite o certificado digital após a confirmação da identidade do usuário.
Com relação ao certificado emitido por uma AC, sua integridade e autenticidade são conferidas APENAS de posse da
Observe as afirmativas abaixo sobre certificados digitais ICPBrasil.
I - Somente as Autoridades Certificadoras ligadas diretamente à AC Raiz da ICP-Brasil podem emitir certificados para pessoa física.
II - A ICP-Brasil mantém, por segurança, uma cópia das chaves privadas de cada certificado A3 emitido.
III - Um certificado digital contém, entre outros itens, a chave pública do proprietário e a assinatura digital do emissor.
Está(ão) correta(s) SOMENTE a(s) afirmativa(s)
TCU•
Em ano de eleições gerais, é comum haver discussões na
sociedade acerca da possibilidade de se fazer a votação pela
Internet. Na concepção de um sistema hipotético de votação pela
Internet, foram evidenciados os seguintes requisitos relacionados
com a segurança da informação do sistema.
* Cada votante deverá ser autenticado pelo sistema por
certificado digital, cuja chave privada deve ser armazenada
em dispositivo de mídia removível (pendrive) ou smartcard.
O acesso a essa informação deverá ser protegido por uso de
identificador pessoal numérico (PIN), de uso exclusivo de
cada votante e que deve ser mantido secreto pelo votante.
*autoridade certificadora confiável. A lista de autoridades
certificadoras confiáveis aceitas é de conhecimento dos
votantes, que se responsabilizarão pela obtenção do certificado
digital apropriado junto à autoridade de registro/autoridade
certificadora apropriada.
* Os votantes aptos a participar da votação deverão ser
previamente cadastrados no sistema. Não serão recebidos
votos de indivíduos não cadastrados previamente, mesmo que
estes detenham um certificado digital compatível com o
sistema.
* Por questões de economicidade, não será requerido o uso de
pin pad seguro para digitação do PIN no momento da
autenticação do votante. Assim, a entrada do PIN poderá ser
realizada pelo teclado do terminal usado para acesso à
Internet.
* A sessão entre o navegador de Internet usado como interface
de cliente do sistema de votação e o servidor de aplicação que
disponibiliza a aplicação do sistema deverá utilizar protocolo
TLS/SSL com autenticação do cliente e do servidor. Para
autenticação do cliente TLS/SSL, será utilizado o certificado
digital supramencionado.
Com relação à situação descrita acima, julgue os itens que se
seguem.
A chave privada do certificado possui resistência à intrusão (tamper proof) provida pelo hardware que a armazena.
ESAF•
Analise as seguintes afirmações relacionadas à certificação digital, políticas de segurança e segurança na Internet:
I. Um certificado de chave pública é um conjunto de dados à prova de falsificação que atesta a associação de uma chave pública a um usuário final. Para fornecer essa associação, um conjunto de terceiros confi áveis confirma a identidade do usuário. Os terceiros, chamados autoridades certificadoras, emitem certificados para o usuário com o nome de usuário, a chave pública e outras informações que o identifi cam.
II. Os protocolos de gerenciamento de certificação digital devem suportar o processo de atualização de chaves onde todos os pares de chaves devem ser atualizados regularmente. Nesse processo, os pares de chaves são substituídos, mas os certifi cados equivalentes são mantidos.
III. Uma Autoridade Registradora (Registration Authority - RA) pode servir de intermediária entre a CA (Certification Authority) e seus usuários, ajudando as CAs em funções como "Aceitar e autorizar solicitações para revogação de certificado".
IV. Um recurso poderoso das hierarquias de certifi cado é que todas as partes devem confi ar automaticamente em todas as autoridades certifi cadoras.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
FCC•
A certificação digital funciona com base em um documento eletrônico e em um recurso, que são denominados, respectivamente,
FCC•
Na estrutura I , a II , é composta por entidades vinculadas operacionalmente a uma determinada III. Sua função é identificar e cadastrar os usuários, em postos de atendimento a que os mesmos possam comparecer e, a partir daí, encaminhar as solicitações de certificados digitais para uma IV .
As lacunas I, II, III e IV são completadas correta e respectivamente por
Durante o projeto de uma aplicação Internet, verificou-se a necessidade de a mesma proporcionar conexões seguras entre o browser dos clientes e o servidor de aplicações, utilizando HTTPS. Durante uma reunião entre os diversos membros da equipe do projeto, foram feitas as afirmativas a seguir.
I - Será preciso dotar o servidor de aplicação de um certificado digital.
II - Será preciso obter uma autorização de funcionamento (FA) de uma autoridade certificadora (CA).
III - Se um cliente não possuir uma identidade digital, tal como um e-CPF ou e-CNPJ, somente serão criptografados os dados enviados do cliente para o servidor; nesta situação, o servidor não deve exibir dados sigilosos para o cliente, pelo fato de os mesmos estarem sujeitos à interceptação; esta é a principal razão pela qual alguns serviços na Internet só são disponibilizados para clientes que possuem identidade digital.
IV - Um mesmo endereço de Internet poderá ser usado para conexões HTTP e HTTPS, desde que sejam utilizadas portas diferentes para cada um.
Estão corretas APENAS as afirmativas
TCU•
Na rede de computadores de uma organização pública
brasileira com diversos ativos, como, por exemplo, switches,
roteadores, firewalls, estações de trabalho, hosts servidores de
aplicação web, servidores de bancos de dados, é comum a
ocorrência de ataques e de outros incidentes que comprometem
a segurança de seus sistemas. Nessa organização, a definição de
políticas e metodologias adequadas para se lidar com esse tipo de
problema cabe ao departamento de TI.
A partir da situação apresentada acima, julgue o item abaixo
relativos à segurança da informação.
Se, com o fim de permitir a assinatura de certificados digitais e de mensagens trocadas entre seus computadores e computadores de redes abertas, o administrador da rede tiver implementado o uso de sistemas criptográficos baseados no algoritmo message-digest 5 (MD5), nesse caso, a partir do instante em que esse sistema entra em uso efetivo, todos os certificados e mensagens digitalmente assinados e em que foi empregado o MD5 passam a gerar sumários de mensagens com tamanho de 160 bits; além disso, o uso desse sistema aumenta a garantia de integridade das comunicações, quando comparado a sistemas que não possibilitam assinatura digital.
NÃO é uma atribuição da Autoridade Certificadora:
IBFC•
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
José deseja invalidar seu certificado digital ICP-Brasil de pessoa física, de modo a impossibilitar o seu uso. Para isso, ele
É o padrãomais utilizado para certificação digital:
FCC•
Essa cadeia chama-se
MPU•
Uma empresa cuja matriz está localizada em Brasília possui três filiais localizadas em outras cidades do Brasil. As atribuições da matriz incluem analisar todas as propostas de negócio e autorizar os valores finais da negociação, além de analisar a documentação dos clientes para a liberação do crédito. Como atende a clientes em cidades onde não possui pontos de atendimento, a empresa recebe as propostas e documentos dos clientes eletronicamente e fecha contratos à distância. Os clientes também podem ser atendidos nas filiais, caso em que elas se responsabilizam pela recepção dos documentos e pelo seu envio, por meio eletrônico, para a matriz.
Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
O uso de certificados autoassinados para assinar eletronicamente os documentos digitais enviados pelos clientes às filiais é suficiente para garantir a autoria do envio desses documentos.
FCC•
No padrão para certificados digitais X.509, o Subject name significa
Nas questões de n. 23 a 25, assinale a assertiva correta.
Cláudio assinou um determinado email E utilizando certificação digital e o enviou à Mariana. A esse respeito, observe as afirmativas abaixo.
I - E poderia ser alterado sem que Mariana percebesse a modificação.
II - Se o tráfego de rede no envio de E fosse farejado (sniffer), a confidencialidade da mensagem estaria comprometida.
III - Mariana saberá que E foi enviada, de fato, por Cláudio.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
FCC•
A assinatura digital é um mecanismo eletrônico que faz uso de criptografia, mais precisamente das chaves