Considere as seguintes assertivas sobre o COBIT, versão 5 (COBIT 5):

I. O Control Objectives for Information and related Technology (COBIT), versão 5, publicado e mantido pelo Project Management Institute (PMI), é uma metodologia para implantação de controles de Tecnologia da Informação (TI) nas organizações.

II. O COBIT 5 se alinha a alguns padrões de mercado, como, por exemplo, a Information Technology Infrastructure Library (ITIL) e ao Body Project Management of Knowledge (PMBOK).

III. Um dos benefícios do COBIT 5 é que ele ajuda as organizações a manterem os riscos relacionados à Tecnologia da Informação em um nível aceitável.

Quais estão corretas?

No COBIT 5, um processo pode atingir seis níveis de capacidade, incluindo uma designação de "processo incompleto" caso suas práticas não atinjam o objetivo do processo. Porém, quando o processo implementado atinge seu objetivo, todavia ainda não de forma administrativa, ele é designado como Processo

Uma organização deseja implementar uma nova aplicação para melhorar a gestão de recursos humanos.


Considerando a atuação do COBIT 5 em cada fase do ciclo de vida do software, assinale a sentença correta.

No COBIT 5, o “princípio do atendimento das necessidades das partes interessadas” busca a criação de valor por meio do equilíbrio entre:

A prefeitura de uma cidade contratou uma equipe de TI para desenvolver um portal colaborativo para digitalização e colaboração entre setores.


No ciclo de desenvolvimento de software, com foco na garantia da qualidade e segurança dos sistemas, assinale o domínio do COBIT 5 que orienta as práticas de Gestão de TI do desenvolvimento.

O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) foi criado em 1994, pela ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation), ligado à ISACA (ISAC Association), com objetivos de controle. Desde então vem evoluindo, incorporando padrões internacionais técnicos, profissionais, regulatórios e específicos para TI (Tecnologia da Informação). Em 2012, foi lançado o COBIT 5, com uma mudança estrutural do modelo para um framework de negócio completo, com domínios para Governança e Gestão. Um dos domínios de gestão é composto por: construir, adquirir e implementar, que possui 10 processos. Assinale a alternativa que apresenta somente processos relativos a esse domínio.
O COBIT (versão 5) estabelece alguns domínios referentes aos processos de gestão, sendo um desses domínios:

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório preparado por uma empresa de consultoria a respeito da governança de tecnologia de informação (TI) de uma organização.


I A organização carece de um processo para transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos sejam apoiados.

II Faz-se necessário elaborar um documento formal, produto da fase de alinhamento estratégico, que esteja alinhado ao modelo de governança proposto pela organização, bem como aos seus objetivos e às suas estratégias.

III Embora o planejamento estratégico da organização disponha que se deve garantir a transparência para as partes interessadas, foi identificada a necessidade de implantar ações que visem atingir esse objetivo.

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.

As ações citadas no item III podem ser realizadas com base no processo chamado “garantir a transparência para as partes interessadas” do domínio governança do COBIT 5, que trata, entre outros aspectos, da medição e dos relatórios de desempenho da TI corporativa para os stakeholders aprovarem metas e ações corretivas necessárias.

Julgue o item seguinte de acordo com o que prevê o COBIT em sua versão 5.
Partes interessadas, cultura, ética, comportamento das pessoas e comportamento da organização são categorias de habilitadores no COBIT 5.
O IBGE está implantando a governança de TI com o CobIT 5. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro domínios de gerenciamento do CobIT 5.
Julgue o item seguinte de acordo com o que prevê o COBIT em sua versão 5.
Diferentemente da governança, a gestão corresponde ao planejamento, ao desenvolvimento, à execução e ao monitoramento das atividades em consonância com a direção definida, a fim de atingir-se os objetivos corporativos.
“[...] garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados; definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão; e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos.” De acordo com os princípios do COBIT 5, o enunciado anterior corresponde ao conceito de: