Publicidade|Remover

Considere as seguintes afirmativas sobre xaropes:

I - Uma das características dos xaropes é a sua elevada viscosidade.

II - A dissolução do açúcar para obtenção de um xarope pode efetuar-se a frio ou a quente.

III - A preparação de um xarope a quente tem a vantagem de o aquecimento atuar como uma esterilização.

IV - A ação do oxigênio constitui um fator desencadeante para a alteração dos xaropes.

V - A exposição à luz constitui um fator desencadeante para a alteração dos xaropes.

São corretas:

Considere as seguintes afirmativas sobre pomadas e cremes:

I - As pomadas são formas farmacêuticas de consistência mole, destinadas a serem usadas externamente, para ação tópica ou geral.

II - As pomadas endodérmicas penetram na epiderme, atuando nas camadas tissulares mais profundas, sem que os fármacos veiculados atinjam a corrente circulatória.

III - Os cremes são normalmente untuosos, preparados com polietilenoglicóis.

IV - Os excipientes para pomadas, do tipo hidrófobos são aqueles que praticamente não possuem capacidade de retenção de água.

V - As vaselinas são produtos semi-sólidos, insolúveis no benzeno.

Das afirmativas acima, são verdadeiras somente

O método de tratamento que consiste em reduzir os resíduos orgânicos e combustíveis a inorgânicos é a

Marque a opção que descreve, corretamente, o Procedimento Operacional Padrão (POP).

Se um extrato seco de Ginkgo biloba contém 24% de flavonóides conforme declarado em seu certificado de análise, e se ele é usado para preparar um produto cuja apresentação comercial é de 80mg por cápsula, podemos concluir, corretamente, que

Analise as afirmativas a respeito do Gênero Entamoeba:

I - As amebas se distinguem umas das outras pelo tamanho dos trofozoítos e pelo número dos núcleos nos cistos.

II - Normalmente encontramos os trofozoítos nas fezes diarréicas.

III - Os trofozoítos da E. histolytica, normalmente vivem no intestino delgado.

IV - Nas fezes formadas ou normais, o diagnóstico laboratorial, normalmente é feito através do encontro dos cistos, utilizando-se técnicas de concentração.

V - O exame a fresco das fezes deve ser feito tão logo ela seja emitida, pois tem como objetivo encontrar os trofozoítos.

Das afirmativas acima, são verdadeiras somente

Na produção de comprimidos realizada por granulação úmida, assinale os adjuvantes utilizados na coluna I com suas funções farmacotécnicas previstas na coluna II.

COLUNA I                                                                  COLUNA II

( 1 ) PVP                                                               ( ) Aglutinante

( 2 ) Amido                                                           ( ) Antiaderente

( 3 ) Sacarina                                                      ( ) Deslizante

( 4 ) Talco                                                             ( ) Desagregante

( 5 ) Estearato de Magnésio                             ( ) Edulcorante

Marque a seqüência correta, de cima para baixo.

O desenvolvimento farmacotécnico de um processo de fabricação pode ser dividido em várias etapas: desenho, análise dos pontos críticos, caracterização do processo e verificação. Durante a fase de análise dos pontos críticos são consideradas as variáveis do processo para cada uma das etapas e para todo o processo e se verificam se são críticas ou não. Para as que se consideram críticas serão estabelecidos uns limites de tolerância. Também nesta fase são fixados os controles em processo que serão efetuados, os métodos que se devem empregar e os critérios de aceitação para os resultados dos parâmetros a controlar. Analise atentamente as afirmativas abaixo sobre análise de pontos críticos do processo de produção de comprimidos.

I - A etapa de granulação é crítica e os fatores que influem na qualidade do produto são tempo de granulação e quantidade de água, influindo sobre a granulometria, a fluidez, as densidades e homogeneidade de conteúdo.

II - A secagem é crítica e o fator influente é a temperatura do produto influindo sobre a umidade residual.

III - A tamisação do granulado é crítica e o fator influente é o tamanho da malha, influindo sobre a granulometria, a fluidez e as densidades.

IV - A mistura final é crítica e os fatores que influem são tempo de mistura, tipo de misturador e quantidade de estearato de magnésio (lubrificante), influindo sobre a fluidez, as densidades e a homogeneidade de mistura.

V - A compressão é crítica e os fatores que influem são velocidade de compressão e a força de compressão, influindo sobre a uniformidade de pesos, homogeneidade de conteúdo, dureza e velocidade de dissolução.

São corretas

A codeína vem sendo usada há mais de 150 anos como droga antitussígena e analgésica. Com relação a ela, marque a opção verdadeira

Em relação à creatinina, marque a opção verdadeira

Os comprimidos são preparações farmacêuticas de consistência sólida. Para que se consiga fazer a compressão da maioria das substâncias é necessária a presença de adjuvantes, que servem, dentre outras finalidades, para diluir o produto. É considerado um diluente insolúvel:

Analise as afirmativas sobre drogas estimulantes do sistema nervoso central (SNC).

I - A cocaína ilícita é mais freqüentemente encontrada como pó cristalino, cloridrato de cocaína, obtido através do tratamento da pasta de coca purificada com ácido clorídrico.

II - O retardamento da absorção de cocaína pela via oral, em relação ao que ocorre na mucosa nasoorofaríngea, é explicado pela ionização da cocaína no meio ácido do estômago e a demora em atingir o meio menos ácido do intestino delgado, local onde a forma não-ionizada prevalece, levando a uma maior velocidade de absorção.

III - O uso crônico de cocaína diminui a dopamina cerebral, levando a complicações psiquiátricas.

IV - A retirada da cocaína após o uso crônico pode resultar em depressão, fadiga, irritabilidade, perda de desejo sexual ou impotência, tremores, dores musculares, distúrbios da fome e mudanças dos padrões de sono.

V - A anfetamina é rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal.

São corretas:

Constituem características morfológicas da Taenia solium:

Com respeito a validação de processos, considere as seguintes afirmativas:

I - Assegurar que haja uma verificação adequada dos passos críticos para demonstrar que o processo ou sistema funciona como previsto é um requerimento da validação.

II - Para projetos complexos de validação são necessárias equipes multifuncionais.

III - O trabalho de validação deve ser documentado apropriadamente.

É (são) correta(s)

Os benzodiazepínicos estão entre os fármacos mais prescritos e utilizados em todo o mundo. Com relação à sua toxicidade é correto afirmar que

Analise as afirmativas que se seguem sobre atenção farmacêutica:

I - A atenção farmacêutica não se limita somente ao âmbito hospitalar, mas se estende também a pacientes ambulatoriais.

II - A filosofia da atenção farmacêutica corresponde a uma troca mutuamente benéfica, na qual o paciente confere autoridade ao farmacêutico e este, por sua vez, oferece ao paciente conhecimento e comprometimento com a melhora da sua qualidade de vida.

III - A atenção farmacêutica envolve a participação do profissional nas decisões sobre o tratamento medicamentoso.

IV - Na atenção farmacêutica, a responsabilidade do profissional, com relação ao tratamento do paciente, se limita à correta dispensação do medicamento.

V - A atenção farmacêutica é elemento essencial aos serviços de saúde e deve ser independente das outras partes do sistema e dos demais profissionais.

Das afirmativas acima, são corretas somente:

Marque a opção verdadeira com relação à detecção de impurezas em fármacos.

A especificação para teor da matéria prima metildopa é de 98,0% a 101,0% em base anidra. Considere os dados apresentados abaixo:

Massa da matéria prima = 200mg

Umidade = 12,0%

Volume gasto do titulante: 8,0mL

Titulante: Ácido Perclórico 0,1N

Cada mL de Ácido perclórico 0,1N é

equivalente a 21,12mg de metildopa.

Determine o teor encontrado para o lote ZYZ e se o mesmo está aprovado neste teste.

As alterações neurológica, gastrintestinal e cardiovascular provocadas pela dependência do álcool são respectivamente:

Considere as seguintes afirmativas com relação aos marcadores enzimáticos:

I - Fosfatase ácida- marcador tumoral do carcinoma prostático.

II - Gama GT - marcador sensível de lesão do hepatócito.

III - Aspartatoaminotransferase (AST) - indicador de lesão hepatocelular e muscular.

IV - Troponina I - marcador de lesão cardíaca no infarto agudo do miocárdio.

V - Fosfatase alcalina - indicador de lesão celular na pancreatite aguda e osteopatias.

São corretas, apenas:

Página 1
Publicidade|Remover