Publicidade|Remover
De acordo com a Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98, no que diz respeito à edição, é correto afirmar:

Com relação aos tipos de bibliotecas, considere as seguintes afirmativas.

I. Escolar – aquela que tem por finalidade servir a professores e alunos, ampliar e completar conhecimentos do currículo, contribuindo para o desenvolvimento do programa de estudo.

II. Pública – atua em centros universitários, universidades, faculdades e institutos. Integra-se à instituição de ensino superior, oferecendo recursos para facilitar a pesquisa científica.

III. Infantil – tem como missão a promoção da leitura entre crianças e adolescentes por meio de seus produtos e serviços. Promove o desenvolvimento dos futuros leitoresemnossa sociedade.

IV. Nacional – atende aos grupos que não têm condições de fazer uso de bibliotecas convencionais. Esses grupos incluem pessoas que estão em hospitais, prisões, asilos, entre outros.

Assinale a alternativa correta.

De acordo com o Código de Catalogação Anglo- Americano (AACR2), o ponto de acesso principal para uma obra que contiver várias obras independentes, de vários autores ou criadores, reunidas sobumtítulo geral, ou coletivo será pelo:

O relatório de uma biblioteca é um instrumento que permite ao Bibliotecário cumprir suas funções de administração e planejamento. Possibilita um momento de reflexão em que, tendo como referência o plano de trabalho para o período, analisa a situação existente e avalia os resultados alcançados. De acordo com o que foi exposto, o relatório deve conter as seguintes partes:

O catálogo topográfico representa, de maneira fiel, a localização física das obras nas estantes. Este catálogo é formado pelas fichas principais, que são arrumadas de acordo com a classificação das obras, em ordem numérica crescente. A diferença que há entre o catálogo sistemático e o topográfico é que o primeiro fica disponível para consulta dos usuários, e o outro éumcatálogo que geralmente está:

Atualmente, com o objetivo de aprimorar os resultados nas pesquisas realizadas na web , diversos serviços de busca têm utilizado recursos que procuram estabelecer maior rigor e riqueza ao controle terminológico. Assinale a alternativa que apresenta um dos melhores serviços de busca em se tratando de assuntos científicos.

A teoria utilizada para estudar as necessidades, as imagens e a satisfação dos usuários de sistemas de informação, ou o que os usuários querem dos sistemas, o que obtêm e o que pensam sobre isso, denomina-se:

O processo mediante o qual se organiza um conjunto de informações que identificam um registro do conhecimento, de modo a organizar esse registro em acervos e permitir aos usuários o acesso a ele, denomina-se:

Na tabela auxiliar de lugar da CDU, (1-662) indica países capitalistas e (83) representa o Chile. Assim, a notação correta para desenvolvimento econômico (338.1) no Chile, como país capitalista é:

Em marketing , o produto deumserviço de informação é o conjunto de bens e serviços que são oferecidos para o conforto material e cultural do cliente. Assinale os canais para a promoção desses produtos.

Considere as afirmativas com relação aos objetivos doCOMUT(Programa de Comutação Bibliográfica).

I. Desburocratizar o processo administrativo e contábil nas transações de compra e venda de cópias de documentos.

 II. Facilitar o acesso ao documento requerido nas tarefas de pesquisa, ensino e gerenciamento, independentemente de sua localização.

III. Garantir a obtenção de cópias de documentos em texto completo oferecidos gratuitamente pela Internet.

IV. Apoiar a Biblioteca Digital Internacional, criada no âmbito do Ibict, no fornecimento de cópias de documentos disponibilizados nas Bases de Dados.

Assinale a alternativa correta.

A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assunto específicos, denomina-se:

O método de indexação automática que efetua a seleção de termos significativos conforme critérios linguísticos, baseados no uso da raiz das palavras, denomina-se indexação por:

Publicidade|Remover