Publicidade|Remover
Assinale a alternativa correta com relação ao uso de vírgulas no fragmento de texto a seguir.

Em maio de 2023, a Netflix anunciou o fim do sistema de compartilhamento de senhas e começou a cobrar por cada usuário que utiliza a mesma conta. No entanto, abriu-se uma exceção para que moram na mesma casa, com a promessa de identificar a localização dos dispositivos conectados. [...]
Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/virou-viral/por-que-clientes-estao-acionando-a-justica-contra-a-netflix/. Acesso em: 10 jul. 2024.
I. No primeiro período a vírgula separa uma expressão adverbial de tempo deslocada.
II. As três vírgulas separam expressões deslocadas dentro de períodos compostos por orações adversativas.
III. A primeira vírgula do segundo período separa uma locução de valor adversativo que inicia a oração.
Marque a alternativa correta após avaliar quais são as assertivas verdadeiras sobre ações corretas inerentes ao protocolo da/o Assistente Social em casos de óbito, quando de sua atuação em unidade de urgência e emergência.

I. Participar, junto com a equipe interdisciplinar, do aviso de óbito, acolhendo os familiares e prestandoorientações acerca das providências quanto ao sepultamento.
II. Acolher a família e esclarecer a respeito dos benefícios e direitos referentes à situação (Previdência Social, licença, DPVAT).
III. Evitar a presença de familiares na unidade, quando o paciente estiver se convertido em féretro em fase de necropsia.
Marque a alternativa que contempla uma política social do neoliberalismo.
A duração legalmente instituída do trabalho da/o Assistente Social é de:
Acerca das concepções e modalidades de família, marque a alternativa que contêm o nome correto daquele cujo grupo familiar não possui pais, mas apenas parentes colaterais (como irmãos).
Em compatibilidade com a ética das/os Assistentes Sociais e com a linguagem profissional e especializada, qual deve ser o termo mais adequado para se referir, de maneira desestigmatizante, às pessoas que fazem uso de drogas que são caracterizadas, do ponto de vista legal, como ilícitas?
Dentre as formas elencadas, na Lei Maria da Penha, de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência moral, que é entendida como:
No ano de 2016, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) lançou o segundo caderno da série Assistente Social no Combate ao Preconceito (CFESS, 2016). O tema deste caderno foi “O estigma do uso de drogas”. Ao tempo que apresenta orientações fundamentadas para nortear o trabalho profissional alinhado com a perspectiva de combater o estigma do uso de drogas, o documento critica a tendência da atualidade conhecida como proibicionismo. Neste prisma, marque a alternativa que expressa as consequências da tendência proibicionista:
Marque a alternativa que descreve corretamente a segunda das quatro fases concernentes ao Procedimento de Justificação e Autorização da Interrupção da Gravidez nos casos previstos em Lei no Brasil:
A partir da análise da lei de formação de uma função pode-se observar alguns elementos:

f(x) = 3x2 + 2x − 1

Sobre a função descrita acima, pode-se afirmar:
No Brasil, as pessoas eletivas ao aborto legal via telemedicina são:
Ainda tratando do direito à pensão por morte a ser paga pelo INSS, pode-se afirmar que os dependentes de falecidos titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC):
Marque a alternativa cuja expressão completa corretamente a lacuna do trecho a seguir:
“Considera-se ato de ___________________ a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”
(BRASIL, 2010)

Assinale a alternativa em que a classificação da regência do verbo destacado está correta.

"Alimentos ultraprocessados não são propriamente alimentos, mas sim formulações de substâncias derivadas de alimentos, frequentemente modificadas quimicamente e de uso exclusivamente industrial, contendo pouco ou nenhum alimento inteiro e tipicamente adicionadas de corantes, aromatizantes, emulsificantes e outros aditivos cosméticos, para que se tornem palatáveis ou hiperpalatáveis", afirmou Carlos Augusto Monteiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) em entrevista ao Portal Drauzio.
Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/mariana-varella/2024/05/22/criancas-brasileiras-e-o-perigo-do-alto-consumo-deultraprocessados.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 22 maio 2024.
Num armazém de trigo, deseja-se construir cilindros para armazenagem na produção. Pelo espaço do local, foi definido que serão construídos 12 cilindros com raio de 0,5m e 2m de altura. O volume total de trigo que poderá ser armazenado nestes cilindros é de:
Dado: π = 3,14
Um investimento apresenta-se com um regime de capitalização composto, onde é dada uma rentabilidade de 7,2% ano. Um investidor decide aplicar a quantia de R$9.000,00 para resgatar em 5 anos, apenas o valor dos juros e reinvestir o capital. Espera-se que daqui a 5 anos este investidor, resgate aproximadamente:
(Dado: log1,0721,4157 = 5)
Publicidade|Remover