Se considerarmos a avaliação como um processo de emancipação e de promoção da aprendizagem, é correto afirmar que
Referente às modalidades de avaliação da aprendizagem nos ambientes virtuais de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
Considerando uma perspectiva construtivista acerca da aprendizagem e da relevância pedagógica do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito dos objetivos do domínio cognitivo, é correto afirmar que

Sérgio elaborou um material textual para a capacitação de seus colaboradores e seguiu alguns princípios na sua redação, objetivando orientar os estudos e evitar abordagens superficiais do tema abordado. Informe se é Adequado (A) ou Inadequado (I) os princípios estabelecidos por ele e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Utilizar a voz ativa verbal.

( ) Utilizar sequências de substantivos.

( ) Elaborar frases curtas.

( ) Colocar várias informações em uma mesma frase

Para o desenvolvimento de competências, é importante que elas estejam previstas em plano de curso ou em um plano de trabalho. Sobre esse plano, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. É um documento de execução que, de acordo com seu nível de detalhes, pode ser denominado programa, projeto ou outro.

II. Teoricamente, deve explicitar cada um dos passos a ser percorrido.

III. É elaborado com base no conteúdo a ser desenvolvido.

As empresas necessitam progredir quanto à aplicação da gestão da informação e da gestão do conhecimento em suas práticas de trabalho. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
O Design Instrucional (DI) é uma área da Tecnologia Educacional definida como o estudo e a prática ética de facilitação de aprendizagem e melhoria do desempenho, por meio da criação, uso e gestão de processos e recursos tecnológicos apropriados. Ao fazermos uma retrospectiva sobre o DI, é correto afirmar que
Lúcia desenvolveu um projeto para a capacitação de uma equipe de colaboradores e, considerando a aprendizagem em uma ótica andragógica, é necessário que ela tenha seguido as fases:
É possível considerar que há três tipos de Design Instrucional: fixo, aberto e contextualizado. Sobre o Design Instrucional aberto, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando os estudos sobre a aprendizagem significativa, assinale a alternativa INCORRETA.