A produção de material didático nos marcos da sociedade tecnológica deve ser cuidadosamente pensada, pois, sendo a informática uma ferramenta que funciona segundo uma linguagem binária, ela se ajusta muito mais facilmente a pressupostos comportamentalistas do tipo “sim/não”, “certo/errado”, “seguir/voltar” do que a padrões de interação criativos os que explorem o raciocínio e a criatividade do estudante.
Diante disso pode se afirmar que:
✂️ a) a produção de material didático a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação é imprescindível e indispensável uma vez que seu modus operandi se adapta a qualquer concepção política de educação pois é uma ferramenta neutra. ✂️ b) projetos de informática educativa, por exemplo, laboratórios de informática são instalados, mas o trabalho com o aluno é desenvolvido de forma desarticulada do projeto pedagógico da escola, pois a maioria dos professores não está habilitada para trabalhar com tecnologias da informática. ✂️ c) é importante que a escola perceba que o valor instrumental dos materiais didáticos produzidos a partir da informática não está nos próprios meios, mas na maneira como se integram na atividade didática, em como eles se inserem no desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola. ✂️ d) projetos de inovação tecnológica na educação devem gerar propostas comprometidas com as finalidades educativas, assumindo como essencial o sentido transformador da prática pedagógica. ✂️ e) o trabalho do professor é fundamental nos projetos de inovações tecnológicas, pois a qualidade educativa destes meios de ensino depende, mais do que de suas características técnicas, do uso ou exploração didática que realiza o docente e do contexto em que se desenvolve.