Questões Pedagogia Processo de Ensino Aprendizagem

Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são in...

Responda: Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são instituídas a partir dos objetivos traçados para a educação, destacando-se os objetivos abaixo. I - Comp...


Q322138 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são instituídas a partir dos objetivos traçados para a educação, destacando-se os objetivos abaixo.

I - Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

II - Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

III - Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

Desses objetivos, o(s) que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem para o Ensino Fundamental é(são):

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 13/04/2025 19:29:20🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

Os objetivos I, II e III mencionados na questão estão alinhados com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental. Os PCNs visam a formação de cidadãos capazes de participar de maneira crítica e ativa na sociedade, o que inclui o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e éticas.

O objetivo I foca na compreensão da cidadania e no exercício de direitos e deveres, o que é uma das bases dos PCNs, que enfatizam a importância da formação para a cidadania. O objetivo II, que trata do posicionamento crítico e construtivo nas situações sociais e do uso do diálogo para mediar conflitos, também está em consonância com os PCNs, que valorizam a capacidade de diálogo e decisão coletiva. Por fim, o objetivo III, que se refere ao desenvolvimento do autoconhecimento e confiança em diversas capacidades, reflete a ênfase dos PCNs no desenvolvimento integral do aluno.

Portanto, todos os três objetivos estão incluídos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, fazendo com que a alternativa correta seja a letra e) I, II e III.
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