
Por Sumaia Santana em 12/06/2024 09:16:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Errado
Cidadania Empresarial,termo presente no livro “Liderança para um Mundo Melhor”, escrito por Dalai Lama e Laurens Muyzenberg, significa que uma empresa deve agir de forma responsável. Esse “agir de forma responsável” diz respeito a valores e princípios que elevam a respeitabilidade da empresa.
Algumas características da cidadania empresarial:
- Responsabilidade financeira: pagamento correto de impostos e tributos;
- Transparência na negociação: a postura de não compactuar com a concorrência desleal, bem como a qualidade, confiabilidade e garantia do serviço/produto aumenta a competitividade devido à credibilidade.
- Investimento em pessoas: investimentos em pesquisa de satisfação, em programas de treinamento profissional e também de desenvolvimento pessoal, fazem os funcionários perceberem-se como parte integrante e valorizada da empresa.
- Publicidade responsável: publicidade honesta sobre produtos e serviços;
- Práticas ambientais, sociais e de governança (ESG): práticas para reduzir a emissão de carbono, políticas de gestão de resíduos, práticas de diversidade, pagamento justo aos funcionários e colaboradores.
A participação na comunidade local, com a implementação de projetos que beneficiem pessoas em situação de vulnerabilidade na região está no âmbito das práticas ambientais, sociais e de governança que, por sua vez, são inerentes à cidadania empresarial. Portanto, a afirmação está errada quando diz que projeto de inclusão social implantado por uma organização para atender as famílias carentes em seu entorno não constitui exemplo de cidadania empresarial.
Cidadania Empresarial,termo presente no livro “Liderança para um Mundo Melhor”, escrito por Dalai Lama e Laurens Muyzenberg, significa que uma empresa deve agir de forma responsável. Esse “agir de forma responsável” diz respeito a valores e princípios que elevam a respeitabilidade da empresa.
Algumas características da cidadania empresarial:
- Responsabilidade financeira: pagamento correto de impostos e tributos;
- Transparência na negociação: a postura de não compactuar com a concorrência desleal, bem como a qualidade, confiabilidade e garantia do serviço/produto aumenta a competitividade devido à credibilidade.
- Investimento em pessoas: investimentos em pesquisa de satisfação, em programas de treinamento profissional e também de desenvolvimento pessoal, fazem os funcionários perceberem-se como parte integrante e valorizada da empresa.
- Publicidade responsável: publicidade honesta sobre produtos e serviços;
- Práticas ambientais, sociais e de governança (ESG): práticas para reduzir a emissão de carbono, políticas de gestão de resíduos, práticas de diversidade, pagamento justo aos funcionários e colaboradores.
A participação na comunidade local, com a implementação de projetos que beneficiem pessoas em situação de vulnerabilidade na região está no âmbito das práticas ambientais, sociais e de governança que, por sua vez, são inerentes à cidadania empresarial. Portanto, a afirmação está errada quando diz que projeto de inclusão social implantado por uma organização para atender as famílias carentes em seu entorno não constitui exemplo de cidadania empresarial.