Questões Pedagogia Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa

A prática de análise linguística, ancorada em fatos reais da língua, na sua funcionalid...

Responda: A prática de análise linguística, ancorada em fatos reais da língua, na sua funcionalidade, tendo em vista o propósito de interlocução, se baseia nos seguintes passos: I. A análise lin...


Q911481 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor da Educação Infantil, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A prática de análise linguística, ancorada em fatos reais da língua, na sua funcionalidade, tendo em vista o propósito de interlocução, se baseia nos seguintes passos:

I. A análise linguística partirá não do texto “bem escritinho”, do bom autor selecionado pelo “fazedor de livros didáticos”. Ao contrário, o ensino gramatical somente tem sentido se for para auxiliar o aluno e por isso partirá do texto do aluno.

II. A preparação das aulas de prática de análise linguística será a própria leitura dos textos produzidos pelos alunos nas aulas de produção de textos.

III. Para cada aula de prática de análise linguística, o professor deverá selecionar apenas um problema; de nada adianta querermos enfrentar todos os problemas que podem acontecer num texto produzido por nosso aluno.

IV. Fundamentalmente, a prática de análise linguística deve se caracterizar pela retomada do texto produzido na aula de produção (segunda-feira, no horário proposta) para reescrevê-lo no aspecto tomado como tema na aula de análise.

V. O material necessário para as aulas de prática de análise linguística: os Cadernos de Redações dos alunos; um caderno para anotações; dicionários e gramáticas.


Estão CORRETAS: