Sobre "O conhecimento no currículo escolar: o
conteúdo dança em aulas de Educação Física na
perspectiva crítica" por Lívia Tenorio Brasileiro,
analise as afirmativas a seguir. I. Sobre a Conjuntura social e hegemonia neoliberal
na educação pública, o texto aborda como a escola,
situada dentro das políticas educacionais públicas,
está influenciada pela hegemonia neoliberal. Esse
modelo reduz o papel do Estado em políticas sociais,
privilegiando a concentração de poder e recursos no
capital, enquanto limita a proteção social e o
trabalho. O conceito de "Estado mini-max", conforme
SADER (1999), destaca a necessidade de um Estado
democrático que priorize a inclusão social e garanta
os direitos básicos de cidadania. II. Sobre Crise educacional sob o viés neoliberal, o
texto cita GENTILI (1996) que argumenta que a crise
educacional é redefinida pelo neoliberalismo como
um problema de gestão, centrado na falta de
eficiência e produtividade dos sistemas
educacionais. Essa perspectiva desvia o foco da
universalização do acesso à educação para uma
abordagem gerencial, adotando práticas e conceitos
empresariais. A qualidade total e a empregabilidade
tornam-se os principais indicadores, com estratégias
muitas vezes importadas de organismos
internacionais como o Banco Mundial. III. Sobre a educação Física e dança como
conhecimento no currículo escolar, no contexto
concreto da escola pública, o texto reflete sobre a
formação e o currículo, articulando esses elementos
à prática da Educação Física e ao conteúdo de dança
como conhecimento reconhecido. Essa abordagem
destaca a importância de integrar disciplinas e
práticas que promovam uma formação mais ampla e
que valorizem o conteúdo cultural e social, em
oposição à lógica reducionista de empregabilidade.
Está correto o que se afirma em:
a) I e III, apenas.
b) II, apenas.
c) I, II e III.
d) I e II, apenas.