Texto associado. Texto para a questão.
Violência na escola e Diversidade racial
Texto 1: A matéria de Christina Queiroz, veiculada na Revista Pesquisa FAPESP (3/4/2025), aponta que o Brasil vivencia um novo panorama de violência nas instituições de ensino, caracterizado por um aumento nos episódios de agressões dentro da comunidade escolar ao longo da última década. O Ministério da Educação (MEC) reconhece diversas modalidades de violência que impactam a comunidade escolar; entre estas, ressalta-se a violência institucional, que se caracteriza por práticas excludentes adotadas pela instituição de ensino. Essa modalidade de violência está associada a cenários em que os materiais didáticos, o conteúdo ou as abordagens empregadas nas aulas ignoram questões referentes à diversidade racial e de gênero.
Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/violencia-escolar-
aumenta-nos-ultimos-10-anos-no-brasil/
Texto 2: Caso diversidade racial e Educação Física - Com o propósito de aprofundar a valorização das culturas afro-brasileira e indígena na prática de danças folclóricas, o educador observa que numerosos estudantes manifestaram escasso interesse em compreender as origens e o significado das expressões culturais apresentadas, restringindo-se à execução superficial dos movimentos. Adicionalmente, notou que determinados estudantes afirmaram desconhecer a relevância de valorizar a cultura afro-brasileira e indígena, na medida em que vincularam essas expressões unicamente ao entretenimento, sem reconhecer sua importância na história e na identidade do povo brasileiro.
Sua turma com estudantes de 12 anos, apresenta resistência em
uma proposta na aula, que trata-se do “Toré”, uma cerimônia
cultural importante para várias etnias indígenas do Nordeste do
Brasil que inclui danças circulares. Levando em conta tanto a
finalidade do docente na aula mencionada quanto a legislação
pertinente, assinale a opção que simboliza a estratégia
pedagógica mais eficaz para fomentar a compreensão crítica e
participação dos estudantes em tal expressão cultural:
✂️ a) Ministrar aulas de dança como práticas corporais,
enfatizando a execução, em vez de focar em suas origens ou
na relevância cultural na construção da identidade brasileira. ✂️ b) Focar inicialmente na técnica, a fim de facilitar a
aprendizagem, evitando debates que possam ocasionar
desconforto ou resistência. ✂️ c) Fomentar ações que vinculem as manifestações a suas
origens, bem como aos seus papéis históricos e sociais, ao
mesmo tempo em que provoquem reflexões acerca de sua
relevância na constituição da identidade nacional. ✂️ d) Focar nas discussões ou considerações acerca da relevância
social ou cultural das práticas, visando manter a integridade
da atividade. ✂️ e) Empregar atividades recreativas ou lúdicas como recurso
predominante, sem explorar de forma aprofundada as
questões étnico-raciais ou a função cultural das
manifestações.