Texto associado. Texto para a questão.
Violência na escola e Diversidade racial
Texto 1: A matéria de Christina Queiroz, veiculada na Revista Pesquisa FAPESP (3/4/2025), aponta que o Brasil vivencia um novo panorama de violência nas instituições de ensino, caracterizado por um aumento nos episódios de agressões dentro da comunidade escolar ao longo da última década. O Ministério da Educação (MEC) reconhece diversas modalidades de violência que impactam a comunidade escolar; entre estas, ressalta-se a violência institucional, que se caracteriza por práticas excludentes adotadas pela instituição de ensino. Essa modalidade de violência está associada a cenários em que os materiais didáticos, o conteúdo ou as abordagens empregadas nas aulas ignoram questões referentes à diversidade racial e de gênero.
Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/violencia-escolar-
aumenta-nos-ultimos-10-anos-no-brasil/
Texto 2: Caso diversidade racial e Educação Física - Com o propósito de aprofundar a valorização das culturas afro-brasileira e indígena na prática de danças folclóricas, o educador observa que numerosos estudantes manifestaram escasso interesse em compreender as origens e o significado das expressões culturais apresentadas, restringindo-se à execução superficial dos movimentos. Adicionalmente, notou que determinados estudantes afirmaram desconhecer a relevância de valorizar a cultura afro-brasileira e indígena, na medida em que vincularam essas expressões unicamente ao entretenimento, sem reconhecer sua importância na história e na identidade do povo brasileiro.
Em uma roda de conversa, alguns estudantes revelaram escasso
interesse ou falta de conhecimento sobre as origens e
significados das expressões culturais afro-brasileiras e indígenas.
Com fundamento na legislação e nas diretrizes de educação
intercultural, identifique a opção que mais adequadamente
representa uma proposta educativa que promova a formação de
uma atitude de respeito e apreço por essas culturas:
a) inicialmente não considerar o sentimento dos estudantes e
continuar com atividades tradicionais, dando prioridade à
técnica e à uniformização das exposições culturais.
b) realizar a troca das atividades culturais por brincadeiras de
fácil execução, com a finalidade de prevenir debates que
possam ser potencialmente polêmicos ou incômodos.
c) restringir as atividades às exibições técnicas e coreográficas,
sem uma análise mais aprofundada das narrativas, origens ou
da relevância social dessas expressões na constituição da
cultura brasileira.
d) fomentar discussões, investigar narrativas e tradições, bem
como realizar atividades culturais ligadas às origens dessas
expressões, realçando a importância da diversidade étnico-racial e sua contribuição na construção da identidade.
e) conceder primazia à execução das atividades, abstendo-se de
abordar questões históricas, sociais e culturais, a fim de evitar
a resistência.