Países como EUA, Canadá e Austrália
distinguem o profissional intérprete que atua
em contextos gerais do Intérprete Educacional
(IE). De forma ainda destacada, a Itália
denomina o IE como “assistente de
comunicação”. Estes recortes atribuem
especificações ao IE para além do domínio do
par linguístico Português – Libras, no caso do
Brasil. Sobre o IE, assinale a alternativa
incorreta .
✂️ a) O IE, além de traduzir, terá em sua prática ações
educativas cujo objetivo seja favorecer a
aprendizagem por parte do aluno surdo, mas
não tem a tarefa de ensinar pois, este é um
atributo do professor ✂️ b) Pela relação de intermediação entre
professor/aluno surdo, aluno ouvinte/aluno
surdo nos processos de ensino/aprendizagem,
muitas vezes é a informação do IE que norteia
uma ação pedagógica mais adequada dos
professores para o aluno surdo ✂️ c) O professor e o IE operam juntos no
planejamento das aulas, na seleção dos
conteúdos e no processo de avaliação dos
alunos, além de colaborar com informações que
aumentem o repertório do professor quanto aos
temas da surdez ✂️ d) A ausência do IE nos espaços escolares gera
prejuízo nas relações entre ouvintes e surdos.
Nas atividades desenvolvidas em sala de aula,
os surdos ficam desmotivados pela perda do
acesso e exclusão das informações