O ponto de partida para se ensinar a turma toda, sem diferenciar
o ensino para cada aluno ou grupo de alunos, é entender que a
diferenciação é feita pelo próprio aluno, ao aprender, e não pelo
professor, ao ensinar! (...) Buscar essa igualdade como produto
final da aprendizagem é fazer educação compensatória, em que se
acredita na superioridade de alguns, inclusive a do professor, e na
inferioridade de outros (...).
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São
Paulo: Moderna, 2003.
O trecho acima apresenta uma crítica a uma certa visão sobre a
inclusão na sala de aula. Assinale a opção que indica corretamente
a concepção criticada.
✂️ a) A ideia de adaptar o ensino para que todos os alunos possam
alcançar resultados uniformes. ✂️ b) O reconhecimento das diferentes características dos alunos no
processo educacional. ✂️ c) A adoção de estratégias pedagógicas que partam do princípio
da igualdade entre os alunos. ✂️ d) A posição de que o professor é responsável por ensinar os
alunos indiscriminadamente. ✂️ e) A prática de dispensar hierarquizações prévias na condução do
processo de ensino-aprendizagem.