Os anos 80 são os da globalização. Os grupos empresariais e
econômicos vão alcançando tamanhos que os convertem em
independentes das economias nacionais: aprendem a escapar dos
seus controles. Cada vez mais, as políticas econômicas passam a
ser planejadas em nível supranacional. O desenvolvimento das
telecomunicações serve, entre outras coisas, para facilitar a
administração das empresas internacionais, das multinacionais.
Atualmente, penso que ninguém discute que viemos em uma
economia global na qual “todos os processos trabalham como uma
unidade em tempo real por todo o planeta. Isto é, uma economia
na qual o fluxo de capital, o mercado de trabalho, o mercado, o
processo de produção, a organização, a informação e a tecnologia
operam simultaneamente em nível mundial” (Castells, M., 1994, p.
38).
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo
integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 84.
O cenário da intensificação da globalização impõe novos desafios
e rumos à educação escolar. Assinale a opção que expressa uma dessas demandas.
✂️ a) A exigência de favorecer as práticas estrangeiras. ✂️ b) A imposição de reforçar hábitos tradicionais. ✂️ c) O esforço para transmitir os valores hegemônicos. ✂️ d) O apoio amplo e irrestrito aos costumes locais. ✂️ e) A necessidade de construir uma visão transnacional.