Observando a relação professor-aluno, no cotidiano escolar, uma
das características do educando que parece permear a prática
pedagógica é a de que ele é um ser passivo. Basta observar uma
sala de aula e veremos que, na maior parte das vezes, o professor
considera que o aluno deve estar ali para receber as “suas lições”
e, depois, no final de uma unidade de ensino, devolvê-las em
provas e testes exatamente como foram ensinadas, até mesmo nas
vírgulas e pontos. Não é que o aluno seja propriamente passivo;
mas, segundo o senso comum, deve sê-lo.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2021,
p. 123.
Considerando o texto acima, assinale a opção que expressa a
concepção de ensino que corresponde a tal descrição.
✂️ a) A difusão de conteúdos abstratos não é tarefa primordial da
escola, mas o ensino faz-se através de conteúdos concretos,
vivos e indissociáveis da realidade social. ✂️ b) A escola cumpre o papel de exercer uma transformação na
personalidade dos alunos em sentido coletivo e libertário. ✂️ c) O sentido do ensino consiste na promoção de saberes que
fomentem uma conscientização da realidade nos educandos
direcionada à transformação social. ✂️ d) O papel da escola deve centrar-se na formação de atitudes,
preocupando-se mais com os problemas psicológicos do que
com os pedagógicos e sociais. ✂️ e) Os conteúdos são transmitidos de maneira independente da
experiência do aluno e de sua realidade social, possuindo um
valor intelectual.