Ao ministrar a temática “Hipóteses sobre a origem da vida”, o
professor percebe que os estudantes estão confundindo os
conceitos de abiogênese clássica (teoria da geração espontânea),
abiogênese moderna (como os experimentos de Miller-Urey) e
panspermia.
Nessa situação, uma boa estratégia pedagógica é
✂️ a) solicitar que os estudantes memorizem as características de
cada hipótese e apliquem em um questionário objetivo. ✂️ b) promover um debate estruturado, dividindo a turma em
grupos para entender diferentes hipóteses, utilizando artigos
científicos simplificados como base. ✂️ c) as terras comunitárias possuídas pelos camponeses foram
transformadas em propriedades privadas, instalando nelas a
servidão dos antigos trabalhadores rurais ao lado da adoção
de trabalhadores livres para ampliar a produção agrícola. ✂️ d) o regime de produção conhecido como mir, comunidades
agrárias com organização autônoma, servia de referência
para a articulação da sociedade russa também na esfera
urbana, fortalecendo assim o poder czarista. ✂️ e) os detentores do poder imperial apostavam na mistura de
regimes de trabalho no campo como estratégia de
desestruturar a hegemonia até então mantida pela
aristocracia, o que facilitaria o incremento da economia
industrial.