Em uma reunião de formação continuada, os professores
debatem a importância de relacionar os conteúdos de Biologia
com contextos sociais e históricos que façam sentido para os
estudantes. Uma professora compartilha que, ao abordar
conteúdos sobre doenças genéticas e rastreamento genômico,
propôs aos estudantes uma discussão sobre a herança de traços
genéticos entre diferentes populações e a forma como conceitos
biológicos foram historicamente usados para justificar ideias
racistas. Além disso, incentivou os estudantes a analisar o
impacto das descobertas genéticas contemporâneas no debate
sobre identidade, ancestralidade e políticas públicas em saúde.
Com base na prática pedagógica descrita e nos princípios do
ensino contextualizado em Ciências da Natureza, é correto
afirmar que a
✂️ a) contextualização apresentada reforça a interdisciplinaridade ao
articular conteúdos de Genética com discussões sociais e
históricas, promovendo letramento científico crítico e inclusivo. ✂️ b) prática descrita é inadequada, pois introduz elementos de
outras áreas do conhecimento que não contribuem
objetivamente para o aprendizado dos conteúdos curriculares
de Biologia. ✂️ c) abordagem histórica da Genética pode gerar conflitos
ideológicos entre os estudantes, devendo ser evitada para
garantir a neutralidade científica no ambiente escolar. ✂️ d) valorização de aspectos culturais e identitários de grupos
sociais, como as populações negras ou indígenas, deve ser
trabalhada apenas em disciplinas voltadas à diversidade
cultural, e não na Biologia. ✂️ e) relação entre biologia e políticas públicas deve ser feita
apenas no ensino superior, pois exige formação prévia em
Ciências Sociais e Bioética, não sendo adequada à educação
básica.